Tentativa de espionagem cresce 228%Ícone de fechar Fechar

Diário Tec

Tentativa de espionagem cresce 228%

Pesquisa divulgada pela Kaspersky aponta o aumento de tentativas de espionagem no País; especialista explica a ação dos hackers e como se proteger


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Nos oito primeiros meses deste ano, 37.532 usuários foram alvos de pelo menos uma tentativa de espionagem no Brasil, contra 27.798 em 2018. Foram identificadas ainda tentativas de instalação de stalkerware (programas comerciais usados como ferramentas de espionagem) em 1.232 usuários, em 2018, e detecções/bloqueios em 4.041 usuários únicos neste ano - um crescimento de 228%. Os dados foram divulgados pela Kaspersky, empresa produtora de softwares de segurança para a Internet.

O analista de sistema e redes e desenvolvedor de software Jorge Nazar Ramoneda explica que a pessoa instala esses aplicativos no computador ou no celular de outra sem ela saber. "Exemplos de pais que instalam no celular dos filhos para saber o que estão fazendo", afirma.

Segundo ele, alguns apps stalkerware têm vulnerabilidade e não se utilizam de criptografia avançada para a transmissão, sendo possível para os hackers conseguirem interceptar os dados nos servidores que armazenam a troca de mensagens que continha o app.

Jorge ainda ressalta que todos os dados sensíveis (fotos, áudios, vídeos) que deveriam ficar somente entre quem instalou o app e a pessoa que estava sendo vigiada, acabam se tornando públicas nas mãos de hackers. "Os hackers negociam via e-mail, que deixam exposto no computador da vítima, na maioria das vezes ela tenta conseguir seus dados de volta, ou voltam o backup e formatam o servidor e não perdem nada."

Para não ser uma dessas vítimas, o analista recomenda que os usuários sempre baixem o app de programas que estão na AppStore ou PlayStore oficiais; nunca cliquem em mensagens de celular para confirmar telefone ou evento; nunca abram e-mails ou anexos que não conheçam e nunca deixem plugado HD externo ou pen drive de backup automático.

 

O Twitter apresentou instabilidades desde a noite de terça-feira, 1º, em todo o mundo. Até a manhã desta quarta-feira, 2, por volta das 7h, os usuários enfrentavam problemas e recebiam mensagens de erro ao tentar publicar novas mensagens na rede social e no Tweetdeck, ferramenta da plataforma que agrupa mensagens e contas. No Brasil, a falha começou por volta das 22h30 desta terça, principalmente no Tweetdeck, depois atingindo também o Twitter. Segundo o site, Downdetector, a partir das 10h, o Twitter tinha voltado ao normal. (Com Agência Estado)

 

O carro do Google Street View foi flagrado pela equipe do Diário percorrendo as ruas de Rio Preto nos últimos dias. O veículo fotografa as ruas e avenidas com o objetivo de atualizar as fotos tiradas na última passagem por Rio Preto em 2017. Porém, no site do Google Street View, a cidade não está na lista daquelas percorridas no estado de São Paulo. De acordo com a empresa, o veículo percorre o País desde janeiro deste ano. No Estado, a previsão de término dos trabalhos é no mês de novembro. Outros estados, como Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Ceará e Mato Grosso estão na rota.

Aplicativos para facilitar a vida dos idosos

É cada vez mais comum idosos estarem ligados às tecnologias, seja por necessidade ou por opção. Hoje existem até cursos preparatórios para ensinar as pessoas da terceira idade a aprenderem a mexer com os smartphones ou computadores. Aplicativos também foram criados para auxiliar o dia a dia deles. A coluna Diário Tec separou três aplicativos gratuitos para baixar.

Alerta para medicamentos

É um app de lembretes, que funciona como uma alerta para tomar remédios. Ele trabalha como uma agenda de saúde. Nele, os idosos podem monitorar a saúde com base de dados de remédios.

Idoso ativo

Aplicativo de exercícios funcionais que foi elaborado por profissionais da fisioterapia para estimular os idosos a praticarem atividade física. Os exercícios são feitos para trabalhar membros inferiores e para o controle do equilíbrio, contribuindo para a melhora das atividades diárias.

Help Laucher

Aplicativo para ajudar os idosos ou pessoas com problemas de visão a usar o smartphone e enxergarem os ícones da tela com facilidade. Ele conta com menus simples e acessíveis para todas as idades com cores chamativas, botões grandes e um tamanho de fonte que se adapta a qualquer tela.

 

Uber Pro

Após teste realizado em todo o País, a Uber anunciou um novo programa de vantagens aos motoristas parceiros da empresa. Eles serão classificados em quatro categorias: Azul, Ouro, Platina e Diamante. A partir da Ouro os motoristas e seus familiares poderão ter desconto de até 50% em cursos de graduação semipresenciais oferecidos nas universidades do Grupo Kroton, como Anhanguera, Unopar ou Pitágoras. Para conseguir ter esses descontos, o motorista precisa ter uma avaliação média dos usuários de ao menos 4,85 estrelas, além de outros critérios.

Autodestruição?

De acordo com o WABetaInfo, site de tecnologias, os usuários do WhatsApp no Android receberão uma novidade. O mensageiro que pertence ao Facebook está testando um sistema que permite ao usuário uma opção de "autodestruição" de algumas mensagens. As imagens compartilhadas pelo site mostram que a ferramenta deve ser liberada primeiro em grupos, mas eventualmente também deve chegar aos chats privados. Durante os experimentos do WhatsApp, o tempo para as mensagens sumirem pode ser definido para cinco segundos ou uma hora. Ainda não existe previsão de chegada da novidade.

Para desestressar

A Xiaomi lançou um massageador de cabeça portátil pelo preço de 199 yuans, cerca de R$ 115. Conhecido oficialmente na página da empresa chinesa como "Mini Head Massager", o aparelho pode ser essencial aos que ficam estressados nas rotinas do dia a dia. Cada ciclo de massagem do dispositivo dura 10 minutos, sendo que o aparelho desliga automaticamente ao fim do período.

A Xiaomi diz que uma carga completa da bateria pode durar até seis ciclos. Além disso, a base de carregamento é destacável, o que evita danos na entrada USB. O produto pode ser encontrado somente na China, mas é possível importar e receber em casa.