Comércio abre à noite a partir do dia 5 de dezembroÍcone de fechar Fechar

NATAL

Comércio abre à noite a partir do dia 5 de dezembro

Prédios públicos e avenidas terão decoração de Natal para atrair turistas


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Em meio à chegada dos produtos natalinos nas prateleiras das lojas especializadas, o comércio de Rio Preto também já definiu a data de abertura das lojas em horário especial para atender o aumento da demanda de fim de ano. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Rio Preto está preparando a decoração para enfeitar a cidade e melhorar as vendas.

A partir do dia 5 de dezembro, as lojas ficam abertas até mais tarde, conforme permite lei municipal 4148. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto (Sincomercio), o calendário de horário especial de Natal ainda não foi totalmente definido, mas já está certo, em função da lei, que as lojas funcionarão das 9h às 22h entre segunda e sexta-feira no período de 5 a 24 de dezembro.

Ainda faltam ser definidos os horários de funcionamento das lojas da área central e adjacências aos sábados e domingos e nos shopping centers para o período em que há uma prorrogação de atendimento até as 23 horas. "A negociação entre o sindicato patronal e dos trabalhadores está em andamento e está praticamente tudo certo", afirmou o presidente do Sincomercio, Ricardo Eládio Arroyo. A assinatura da convenção coletiva deve ocorrer até a próxima semana.

Os shopping centers de Rio Preto também estão nos preparativos para o Natal deste ano e muitos já até definiram as datas de abertura da temporada de Natal, quando Papai Noel chega e a decoração natalina é inaugurada. O primeiro a receber Papai Noel será o Riopreto Shopping, no dia 3; em seguida, o Iguatemi, cujo evento está marcado para o dia 9. No Plaza Avenida, as boas-vindas ao Natal será no dia 16. O Praça Shopping e o Cidade Norte ainda não divulgaram a data.

Decoração

A Prefeitura de Rio Preto vai investir cerca de R$ 220 mil na decoração natalina neste ano. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luís de Souza, serão decorados prédios públicos como o Paço Municipal, a Swift, área central da cidade e outros pontos de acesso e corredores comerciais.

"Decorar os principais pontos de Rio Preto é uma tradição que tem a finalidade de despertar na população o espírito do Natal, trazer turistas para visitar esses locais e consequentemente atrair os consumidores para que façam suas compras em nosso comércio e que utilizem nossos serviços em bares, restaurantes e hotéis, gerando assim novas oportunidades de emprego e geração de renda e tributos para o município".

Neste ano, serão instaladas 14 árvores de Natal nos principais acessos da cidade, como as avenidas José Munia, Bady Bassitt, Murchid Homsi, Clóvis Oger, Faria Lima, Mirassolândia, Avenida JK, Alfredo A. de Oliveira. Estes locais vão receber árvores de 14 metros de altura, iluminadas em Led.

Já nas praças Rui Barbosa e Dom José Marcondes, as árvores terão nove metros. Nos distritos de Schmitt e Talhado, segundo Souza, as árvores terão seis metros de altura. "Ainda teremos uma árvore de Natal no lago 1 da Represa, de 25 metros, e decoração especial no píer do lago 2, assim decoração especial nas imediações da Swift".

Segundo Souza, todas as árvores de Natal são reaproveitadas, bem como parte do material de iluminação do ano anterior. Novas lâmpadas de LED e adereços foram comprados neste ano e serão reaproveitados no próximo ano. Do investimento de R$ 220 mil, como boa parte da mão de obra é da Prefeitura, houve redução no valor.

A inauguração da decoração de Natal está marcada para o dia 22 de novembro, quando ocorre o desfile dos personagens como Papai Noel e ajudantes pelas principais ruas e avenidas de Rio Preto. Segundo o secretário, várias empresas foram convidadas a participar e disponibilizarão veículos iluminados, culminando com uma programação especial que será desenvolvida e anunciada em breve, no Anfiteatro Nelson Castro.