Rio Preto ganha festival de teatro lambe-lambeÍcone de fechar Fechar

MINI

Rio Preto ganha festival de teatro lambe-lambe

Programada para novembro, a primeira edição do MINI terá a presença das criadoras desse estilo do teatro de animação: Denisi di Santos e Ismine Lima


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Por meio da iniciativa do grupo Varanda Teatro, Rio Preto terá, no próximo mês, seu primeiro festival de teatro lambe-lambe, linguagem do teatro de animação que é caracterizada pela encenação dentro de uma caixa cênica em miniatura. Batizado como MINI, o festival reunirá nove espetáculos de teatro de miniaturas de diferentes regiões do Brasil e um da Argentina. O projeto do evento foi contemplado na última edição do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura.

Com o festival MINI, o Varanda Teatro dá mais um passo em sua pesquisa em torno do teatro lambe-lambe, que já resultou na criação do espetáculo "[Histórias encaixotadas]". "É o primeiro evento cultural produzido pela nossa companhia. Estamos muito felizes porque vamos receber na cidade as criadoras do teatro lambe-lambe", comenta João Darte, um dos organizadores do festival, referindo-se às artistas baianas Denisi di Santos e Ismine Lima, que criaram esse estilo de teatro de animação em 1989, tendo como inspiração os antigos fotógrafos de praças, popularmente conhecidos como lambe-lambes.

Denisi marca presenta no MINI com o grupo Teatro Lambe Lambe da Bahia (Salvador), que apresentará "Ela no Caminho", espetáculo inspirado no poema "No meio do caminho", do mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Já Ismine estará presente com "O Professor Tinoco e Seu Fiel Amigo", do Teatro Lambe Lambe - Um Espaço Para Olhar, da cidade de Monte Verde.

Serão três dias de programação - de 1 a 3 de novembro - envolvendo três locais da cidade: a Praça das Rosas, o Bosque Municipal e o Parque Ecológico "Danilo Santos de Miranda". Em cada dia, os dez espetáculos selecionados serão apresentados simultaneamente pelo período de duas horas, o que irá possibilitar ao público assistir a diferentes obras no mesmo local.

O MINI também terá a presença de Tiago Almeida, diretor artístico do Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), coordenador do FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura e editor da revista Anima. Ele desenvolve pesquisas em teatro de bonecos, artes visuais e vídeo, e atualmente também é presidente da Associação de Teatro de Bonecos de Minas Gerais (ATEBEMG).

Atração internacional do evento, o grupo argentino Gabriela Clavo y Canela traz o espetáculo "Gato Negro", concebido e interpretado por Gabriela Céspedes, que já se apresentou com seus bonecos em diversos festivais pelo mundo. "Com esse festival, queremos tornar Rio Preto também uma referência em teatro lambe-lambe", reforça Darte.

Duas atividades formativas estão incluídas na programação: a oficina "Teatro de Papel", que será ministrada aos alunos do Projeto de Incentivo ao Cooperativismo (PIC) no dia 1 de novembro; e a roda de conversa "30 anos de Teatro Lambe-Lambe", que reunirá,  no dia 3 de novembro, todos os artistas participantes desta primeira edição.

Serviço

  • MINI - Festival de Teatro Lambe-Lambe de Rio Preto. De 1 a 3 de novembro. Praça das Rosas (1 de novembro), das 18h às 20h. Bosque Municipal (2 de novembro), das 15h às 17h. Parque Ecológico 'Danilo Santos de Miranda' (3 de novembro), das 10h às 12h. Gratuito 

 

A Fiandeira - Cia. Plastikonírica (Santos)

Circo Zolho - Coletivo Teatro de Caixeiros (Ribeirão Preto)

Ela no Caminho - Teatro Lambe Lambe da Bahia (Salvador)

Encontro - Cia. Teatro de Riscos (Ribeirão Preto)

Gato Negro - Gabriela Clavo y Canela (Argentina)

Isto Não é uma Caixa - Grupo Girino (Belo Horizonte)

O Professor Tinoco e Seu Fiel Amigo - Teatro Lambe Lambe - Um Espaço Para Olhar (Monte Verde)

Relicário (Clariana) - Teatro de Caixeiros (Ribeirão Preto) 

Relicário (Alceu) - Teatro de Caixeiros (Ribeirão Preto)

Saudade - Cia. Plastikonírica (Santos)