Projetos levam cultura popular para crianças de Rio PretoÍcone de fechar Fechar

MÚSICA E HISTÓRIAS

Projetos levam cultura popular para crianças de Rio Preto


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Manifestações da cultura popular brasileira, como brincadeiras, músicas e histórias, estão sendo levadas gratuitamente para crianças de Rio Preto por meio de dois projetos contemplados na última edição do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura. As atividades são realizadas pela contadora de histórias e oficineira Camila Signorini e pela arte-educadora Paula Sol.

Um dos projetos envolve a contação da história "Besouro Mangangá: o Menino Capoeira", que apresenta a trajetória de Besouro Cordão de Ouro, mestre capoeirista do início do século XX. "Mais que uma contação, trata-se de uma vivência lúdica em torno dos principais fundamentos da capoeira", conta Camila.

As próximas apresentações de "Besouro Mangangá" serão nos dias 11 (Maquininha do Futuro, às 9h e 14h) e 12 (Parque Ecológico "Danilo Santos de Miranda", às 10h) deste mês, além de 7 (ocupação da Vila Itália, às 15h) e 14 (Parque Ecológico 'Dr. Joaquim de Paula Ribeiro, às 16h) de dezembro.

Roda musical

Camila e Paula também estão desenvolvendo o "Brincadeiras Cantadas", projeto que dá destaque para músicas de ciranda e outras obras do cancioneiro popular brasileiro, que embalam brincadeiras tradicionais. Entre as canções populares, estão músicas de capoeira e cantos de trabalho, como o das rendeiras do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerias.

Segundo Paula, a atividade consiste em uma grande roda em que as crianças têm contato com a riqueza da cultura popular brasileira. Nesta quarta-feira, 2, ela será realizada em duas escolas da região norte: EM "Neide Egéa Laguna" (Parque da Cidadania) e EM "Letícia Di Lorenzo Arroyo" (Nova Esperança).

As próximas datas do projeto "Brincadeiras Cantadas" são: 7/10 (Casa da Criança, às 9h e 14h), 8/12 (ocupação Vila Itália, às 15h), 15/12 (Parque Ecológico "Dr. Joaquim de Paula Ribeiro", às 16h) e 21/12 (Parque Ecológico "Danilo Santos de Miranda", às 15h).