'Fábulas Físicas' é lançado na UnespÍcone de fechar Fechar

LITERATURA

'Fábulas Físicas' é lançado na Unesp

Noite de autógrafos será realizado nesta sexta-feira, às 19h30


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Um dia depois de o Diário da Região divulgar que o curso de física - na modalidade bacharelado e licenciatura - é o que tem menos candidatos no vestibular 2020 da Unesp de Rio Preto, um professor do Ibilce apresenta uma nova ferramenta para tentar mudar este cenário. Trata-se do livro "Fábulas Físicas", do professor Elso Drigo Filho, do Departamento de Física da Unesp/Ibilce. A obra, que foi publicada pela Livraria da Física, será lançada nesta sexta-feira, 1º de novembro, às 19h30, no auditório A do instituto.

O livro é formado por 13 fábulas que buscam despertar a curiosidade dos leitores para temas ligados à física. A obra é indicada para o público infantil e infanto-juvenil e também adultos, leigos e/ou interessados na temática científica. Os textos são compostos por pequenas histórias que possuem um ensinamento em sua conclusão.

As lições apresentadas pelo professor na obra se relacionam a conceitos físicos, como cor, calor, velocidade e eletricidade. Nas narrativas, são encontrados elementos fantásticos típicos das fábulas, como animais humanizados. "O leitor vai encontrar informações sobre conceitos como ondulatória e eletromagnetismo". Para Elso Drigo Filho, explicar a física é a valorização da ciência, que atualmente é algo urgente.

O projeto foi vencedor do Prêmio Nelson Seixas, na categoria literatura - módulo produção. Autor de três livros técnicos sobre física, ele também organizou duas obras sobre a ciência. Desta vez, ele assina "Fábulas Físicas" como Ed Filho para diferenciar a obra dos trabalhos científicos. Quem for até o Ibilce poderá participar de um bate-papo com o autor antes da sessão de autógrafos.

Elso Drigo Filho, que tem 30 anos de carreira como professor no Ibilce, afirma que física não é uma disciplina que as crianças amam na fase escolar. Além disso, faltam opções de livros que falem sobre o assunto de forma lúdica e atrativa. No entanto, ele afirma que é preciso mudar este cenário. "Toda criação tecnológica envolve uma pesquisa física. O mundo digital é um dos exemplos", afirma o professor Elso Drigo Filho, que foi finalista do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio do livro no Brasil, com a obra "Supersimetria aplicada à Mecânica Quântica", editada pela Fundação Editora Unesp.

Serviço

  • Lançamento do livro "Fábulas Físicas", de Elso Drigo Filho. Nesta sexta-feira, 1º de novembro, às 19h30, no auditório A do instituto