Livro infantil de James Joyce é tema de encontro literárioÍcone de fechar Fechar

RODINHAS LITERÁRIAS

Livro infantil de James Joyce é tema de encontro literário

Segundo encontro do Rodinhas Literárias, que a Casa de Criar realiza neste sábado, 5, vai apresentar o livro 'O Gato e o Diabo'


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Considerado um dos grandes nomes da literatura do século XX, o escritor irlandês James Joyce (1882-1941), autor do clássico "Ulisses" (1922), também dedicou sua escrita ao público infantil. É dele o livro "O Gato e o Diabo", que será apresentado pela professora Carolina Manzato no segundo encontro do Rodinhas Literárias, braço do projeto Ações Literárias, da Casa de Criar, dedicado às crianças. O encontro será realizado neste sábado, 5, às 10h, na Biblioteca Municipal de Rio Preto.

A história do livro nasceu em 1936, a partir de uma carta escrita por James Joyce para o seu neto. Nela, ele contava a história da cidade de Beaugency, que era cortada por um enorme rio, o Loire. No entanto, por falta de dinheiro, não havia uma ponte para que os moradores pudessem atravessar de um lado para outro do rio. Eis que surge o Diabo, propondo ao prefeito da cidade a construção de uma ponte, mas, em troca, ele possuiria a alma do primeiro ser vivente que atravessasse para o outro lado. E o final de história é de uma fofura que nem mesmo o Diabo resistiu.

No Brasil, "O Gato e o Diabo" foi publicado pela saudosa editora Cosa Naify, com ilustrações de Lelis e tradução da escritora Lygia Bojunga, autora de dezenas de livros infantis, entre eles "A Bolsa Amarela" (1976), que já inspirou, em Rio Preto, a montagem de um espetáculo da Cia. Apocalíptica. Um dos aspectos interessantes do livro é que ele traz muitas palavras em francês, permitindo que as crianças conheçam um pouco desse idioma.

Os encontros do Rodinhas Literárias são de graça e a organização pede para que os pais levem almofadas, para que as crianças possam curtir confortavelmente a atividade.

Serviço

  • Rodinhas Literárias - 'O Gato e o Diabo', de James Joyce. Sábado, 5 de outubro, às 10h. Biblioteca Municipal de Rio Preto (Praça Cívica). Gratuito