Projeto usa mosaico e pintura em intervenções urbanasÍcone de fechar Fechar

MOSAIC_ARTE

Projeto usa mosaico e pintura em intervenções urbanas

Projeto Mosaic_Arte promove oficinas de mosaico e pintura cujo resultado ocupará postes de iluminação pública de Rio Preto


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Idealizado pelo coletivo Robo.Art, o projeto Mosaic_Arte - Intervenção Urbana inicia, neste final de semana, uma série de oficinas de mosaico e pintura que resultarão em intervenções artísticas em Rio Preto.

"As peças de mosaico criadas pelos alunos da oficina serão usadas para realizarmos pequenas intervenções em postes de iluminação pública da cidade, envolvendo também a pintura. As intervenções serão feitas nos postes localizados próximos aos locais que abrigarão as oficinas", explica o mosaicista Gustavo Arão da Silva, um dos monitores do Mosaic_Arte. O projeto foi contemplado na última edição do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura.

No ano passado, o Mosaic_Arte promoveu uma série de oficinas que resultou na reprodução de uma obra do pintor primitivista José Antonio da Silva (1909-1996) em um grande painel. Agora, o foco das ações é promover o conceito de sustentabilidade, já que todo o material que será usado na confecção dos mosaicos é oriundo do reaproveitamento de objetos descartados. "Queremos mostrar às pessoas que muito do que é jogado no lixo pode ser reaproveitado na criação de obras artísticas", sinaliza.

A primeira oficina será realizada na sede da Cia. Cênica, no Jardim dos Seixas, neste sábado e domingo, 26 e 27, das 14h às 18h. Também estão programadas oficinas no CEU das Artes "Aristides dos Santos" (2 e 3 de novembro) e no Ibilce/Unesp (9 e 16 de novembro). O formulário de inscrição está disponível no site www.robo.art.br e nas páginas da Robo.Art nas redes sociais.

Haverá ainda uma oficina voltada exclusivamente para as mulheres que participam das atividades oferecidas pelo Centro Social Estoril, com aulas às terças e quintas-feiras. 

Já no período de 30 de novembro a 4 de dezembro, o Robo.Art realizará uma oficina aberta em sua sede, localizada na Rua Prisciliano Pinto, 1355. "A oficina aberta será das 17h às 21h e não é necessário fazer inscrição. A ideia é promover a troca de ideias entre artistas da cidade e pessoas interessadas em criar arte."

  • Dias 26 e 27/10 (das 14h às 18h) - Praça das Rosas/Cia. Cênica (Av. das Hortênsias, 263)
  • Dias 2 e 3 /11 (das 14h às 18h) - CEU das Artes (Rua Robson Augusto Lopes Diaveiro, s/nº)
  • Dias 30/11 e 1º a 4/12 (das 17h às 21h) - Sede da Robo.Art (Rua Presciliano Pinto, 1355)