Campanha nacional voltada a crianças termina na sexta-feiraÍcone de fechar Fechar
    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Termina nesta sexta-feira, 25, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo voltada a crianças. As doses disponíveis em todos os postos de vacinação têm como alvos crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade. O grupo é considerado como o mais vulnerável a apresentar complicações pela doença.

No sábado, 19, "Dia D" da vacinação, secretarias de Saúde de todo País atingiram a marca de 71,7 mil crianças imunizadas contra o sarampo. Em Rio Preto, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a procura no sábado foi baixa, uma vez que a cobertura da vacina no município já ultrapassou os 95% recomendados pelo Ministério da Saúde.

A imunização é a única forma de prevenção contra o sarampo, por meio da tríplice viral. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Os bebês entre seis meses e um ano que receberam a "dose zero" por conta do surto da doença precisam tomar essas outras duas doses. Os menores de seis meses devem evitar aglomerações, manter higienização e ventilação de ambientes, e sobretudo procurar atendimento médico diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

Na segunda etapa da campanha, entre os dias 18 e 30 de novembro, o objetivo será levar a vacina para jovens de 20 a 29 anos. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde. No Estado foram 6.861 casos confirmados de sarampo e 12 mortes.