Rio Preto confirma mais dois casos de sarampoÍcone de fechar Fechar

SURTO

Rio Preto confirma mais dois casos de sarampo

Com isso, chega a 43 o número de diagnósticos da doença na cidade este ano


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou nesta terça-feira, 8, mais dois casos de sarampo no município, um deles em uma menina de apenas seis meses e vacinada. O outro caso é em um homem de 24 anos, sem histórico de vacinação. Com isso, chega 43 o número de diagnósticos da doença na cidade em 2019. No Estado de São Paulo, houve nove mortes pela doença neste ano.

Desde segunda-feira, 7, as unidades básicas de saúde (UBS) de Rio Preto estão em campanha pela vacinação contra a doença. A imunização foi dividida em dois grupos: até 25 de outubro o foco são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, com Dia D de vacinação em 19 de outubro; a partir do dia 18 de novembro será direcionada a adultos entre 20 e 29 anos que não estão com a carteira de vacinação em dia. Nessa faixa etária, é preciso ter duas doses da vacina; dos 30 aos 59 uma é suficiente.

A campanha é seletiva e vai imunizar aqueles que ainda não receberam as duas doses da tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Crianças de 6 a 11 meses devem tomar uma "dose zero", medida tomada para conter o avanço do vírus pelo País, já que grande parte dos casos confirmados está nessa faixa etária. A cobertura dessa faixa etária está em 83% em Rio Preto. Depois, o calendário segue normalmente, com doses no 12º e no 15º meses de vida - aqui a cobertura é maior, em torno de 100%.