Região chega a 125 casos de sarampoÍcone de fechar Fechar

SURTO

Região chega a 125 casos de sarampo

A doença é bastante contagiosa: cada caso pode dar origem a outros 20


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou mais casos de sarampo na região de Rio Preto. Foram confirmadas novas ocorrências nas cidades de Bady Bassitt, José Bonifácio e Fernandópolis. Cada uma tem, respectivamente, quatro, cinco e 49 casos.

No total, a região contabiliza 125 casos positivos, a maioria deles nas cidades de Rio Preto (41) e Fernandópolis. Há ocorrências também em Catanduva, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Jales, Meridiano, Mirassol, Olímpia, Pereira Barreto, Rubineia, Santa Adélia, Tabapuã, Turmalina e Votuporanga.

A doença é bastante contagiosa: cada caso pode dar origem a outros 20. Depois da vacina, são necessários até 15 dias para que o organismo esteja imune à infecção. Em 3% a 5% dos casos, a contaminação pode ocorrer mesmo com a imunização, mas a tendência é que os sintomas sejam mais leves e o paciente transmita a doença por menos tempo.

Por causa do surto, bebês de 6 a 11 meses têm indicação de receber a vacina, depois o esquema deve seguir normalmente. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice (contra rubéola e caxumba também) aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.

Acontece neste mês uma campanha de vacinação contra o sarampo, porém as doses estão sempre disponíveis nas unidades básicas de saúde. Neste ano, nove pessoas morreram pelo vírus no Estado de São Paulo. Quem tem até 29 anos deve ter duas doses da vacina; dos 30 aos 59 uma é suficiente e idosos não têm indicação.