Saúde confirma 11 casos de sarampoÍcone de fechar Fechar

RIO PRETO

Saúde confirma 11 casos de sarampo

Maioria das 41 ocorrências são em crianças menores de 5 anos


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Foram confirmados nesta terça-feira, 1º de outubro, mais 11 casos de sarampo em Rio Preto. O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde aponta que a cidade contabiliza agora 41 ocorrências positivas da doença, causada por um vírus respiratório transmitido de forma semelhante à gripe - pela fala, tosse, espirro ou contato próximo com a pessoa infectada. 

De acordo com a Saúde, 75% dos pacientes são crianças menores de 1 ano sem histórico de vacinação - no total 65% dos pacientes não têm histórico de vacinação. Dois deles são crianças menores de 6 meses, que não têm indicação de vacina. O único modo de protegê-las é por meio da amamentação e com todos ao seu redor imunizados

O Ministério da Saúde está recomendando que bebês com idade entre 6 e 11 meses recebam uma "dose zero" da vacina. Depois, o esquema deve ser seguido normalmente, com doses aos 12 e aos 15 meses de vida. Elas estão disponíveis na rede pública de saúde, inclusive para os adultos que não tiverem esquema completo. Até os 29 anos são necessárias duas doses; dos 30 aos 59 uma é suficiente e a partir dos 60 não há recomendação de vacina.