Defesa Civil simula acidente e vazamento de combustívelÍcone de fechar Fechar

Região da Represa

Defesa Civil simula acidente e vazamento de combustível


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A Defesa Civil de Rio Preto realiza nesta terça-feira, 8, a partir das 9h30, um simulado de acidente de trem com vazamento de combustível na avenida Sabino Cardoso Filho, próximo ao Teatro do Sesi e ao Júpiter Olímpico, na região da Represa Municipal de Rio Preto.

A ação deve ter aproximadamente uma hora de duração e vai simular uma contenção de produto inflamável no lago 2 da Represa, oriunda de um acidente com trem. Também haverá evacuação dos alunos e funcionários da escola Sesi, além de um acidente de trânsito com vítimas.

"Há vários pontos de risco [na cidade] e um deles é a linha do trem naquele ponto. Então vamos fazer o simulado em conjunto com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Samu, além do apoio da Rumo [concessionária que administra a linha férrea], Cetesb, Semae e a escola Sesi 410", diz Márcio Garcia de Albuquerque, chefe de divisão da Defesa Civil. "Vamos ter dois momentos. Um com o vazamento de combustível, junto com um acidente de trânsito, como se alguém tivesse visto, se assustado e batido em outros veículos. E a segunda parte na represa, onde vamos soltar pipoca doce, que é flutuante e biodegradável, simulando uma mancha de óleo", explicou.

As equipes do Semae e dos Bombeiros farão em conjunto a ação de barrar o óleo que vai vazar do trem e cair na represa. "É como se o combustível descesse a rua e chegasse na represa", completou Márcio. "O simulado visa o treinamento para um possível acidente real. Essa é a intenção", finalizou.

Esse é o segundo simulado que a Defesa Civil faz no ano. No início de 2019, o simulado feito mostrava uma catástrofe aérea no aeroporto de Rio Preto.