Umidade do ar fica abaixo dos 20%Ícone de fechar Fechar

Tempo Seco

Umidade do ar fica abaixo dos 20%


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A Defesa Civil emitiu um alerta, na tarde desta sexta-feira, 4, sobre a umidade relativa do ar, que atingiu menos de 20% por volta das 14h50, sendo que o nível considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60% ou mais. O recomendado pelo órgão é que as pessoas bebam bastante água e, principalmente, se protejam do sol.

O Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) apontou umidade do ar em 16,9% por volta das 15h e, às 16h, ela baixou para 14,9%. Segundo o site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a média da umidade do ar ficou em 21%, em Rio Preto às 16h, e os termômetros registraram 36,8 graus Celsius.

No fim de semana, o tempo muda. No sábado, 5, e domingo, 6, a expectativa é de chuva para a cidade. Mesmo com o ar um pouco mais úmido, os termômetros ainda devem registrar altas temperaturas entre 22°C e 37°C. A previsão de chuva segue até segunda-feira, 7, e na terça-feira, 8, o tempo volta a ficar estável.

A boa notícia é que, pela previsão climática para os próximos três meses, a tendência a partir de agora é de chuvas dentro da média esperada para a primavera e o verão. Segundo a meteorologista do Cptec Caroline Vidal da Guia, a chuva do início da semana que vem pode ser mais recorrente a partir de agora.

"A tendência é de observar mais chuvas na área central do Brasil com a desfiguração das massas de ar seco. Começamos a ter as pancadas à tarde e à noite", afirmou. "Também passamos a ter mais episódios de zona de convergências do Atlântico Sul com nebulosidades", finalizou.