Voluntários se unem para garantir a alegria das criançasÍcone de fechar Fechar

BOA AÇÃO

Voluntários se unem para garantir a alegria das crianças

Voluntários se unem para garantir a alegria das crianças que vivem nas periferias da cidade e região


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Garantir o sorriso no rosto de crianças que vivem na periferia de Rio Preto e região. Esse é o objetivo das ações da Polícia Militar e de voluntários, que coletaram brinquedos e doces para distribuir em festas que serão realizadas no próximo fim de semana, em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12 de outubro.

O que motiva os voluntários que atuam em grupo ou mesmo individualmente para fazer as festas às crianças mais pobres passa pela superação das dores de uma infância pobre, homenagens a um filho jovem que morreu doente, ou simplesmente a vontade de fazer o bem.

A funcionária aposentada da Justiça Elaine Rosa, integrante da ONG Estrela Guia, quer arrecadar 400 brinquedos para presentear 200 crianças matriculadas na creche Comunidade Aleluia, no Jardim Itapema, zona norte de Rio Preto.

"Com ajuda de muitas pessoas, meus amigos e colaboradores, conseguimos brinquedos para estas crianças, de 2 a 6 anos. São bem pequenas. Eu fico muito satisfeita em fazer essa boa ação", afirma a aposentada.

Outra pessoa apaixonada pelas crianças é a auxiliar administrativa de uma empresa de ônibus, Juliana Troleis, 40 anos, uma das líderes do grupo Amigos do Bem, composto por 15 pessoas e que há 13 anos ajuda crianças do bairro Estância Santa Clara e do Projeto Educandário, no bairro João Paulo 2º.

"Nossa meta é fazer mil kits com brinquedos e doces. Também vamos distribuir pacotes de bolachas recheadas, refrigerantes, sacos de pipoca, balas, chicletes, pirulitos e doces em geral", afirma a voluntária.

Para fazer as doações, o grupo vai se dividir em dois dias. Na sexta-feira, 11, parte dos Amigos do Bem vai ao Projeto Educandário, no bairro João Paulo 2º. Lá são atendidas 130 crianças, que vão participar de uma festa das 8h às 17h. Haverá pula-pula e brinquedos infláveis. 

No sábado, enquanto um grupo sai para as entregas nos bairros Estância Santa Clara, Brejo Alegre e Santa Ana levando os kits, cachorro-quente e refrigerantes, outro grupo segue até a Associação Espírita de Beneficência Caminheiros do Amor, das 7h às 11h30, onde vão distribuir 300 pães, 5 quilos de carne moída para lanche e mais kits de brinquedos e balas.

"Vamos até nos fantasiar de palhaços para alegrar as crianças durante as entregas de presentes. Eu ainda não tenho filhos, mas neste dia me sinto mãe de cada uma destas crianças que ganham presentes", afirma a voluntária.

Infância pobre

Para o funcionário municipal Demecio Rodrigo da Silva, conhecido como Beiço, a inspiração para arrecadar brinquedos vem de algo mais íntimo, a falta de presentes na infância.

"Nunca tive Dia das Crianças. Meus pais eram muito pobres e a prioridade era alimentar a família e juntar dinheiro para construir a nossa casa, que felizmente, conseguimos. Eu entendia, mas sofria porque era criança e via amigos ganharem presente". E, para que outras crianças não passem pelo mesmo que passou, ele se reúne com amigos que também tiveram infância pobre a fim de comprar brinquedos para dar a crianças carentes.

Beiço planeja entregar 400 brinquedos no dia 12 de outubro em bairros da zona norte, numa grande festa com direito a brinquedos infláveis.

Coração de mãe

Um grupo de voluntários de Rio Preto vai mais longe: ajudar crianças carentes de Urupês a pedido da comerciante Ariteia de Fátima Siveiro Araújo, uma mãe que perdeu o filho de 17 anos em março deste ano e transformou o luto em solidariedade.

"Meu filho Luís Felipe morreu aos 17 anos com distrofia muscular de Duchenne. Sofri muito, mas depois resolvi que iria homenageá-lo com uma festa para crianças com deficiência de minha cidade", diz a comerciante.

A ideia inicial era ajudar uma criança que nasceu sem retina nos olhos e que sonhava em ter uma festa de aniversário, mas depois a proposta se ampliou para dar uma festa para mais crianças com problemas de saúde.

"Estou mobilizada com amigos para arrecadar brinquedos para 200 crianças. É o mínimo que podemos fazer por elas. Temos de fazê-las acreditar que mesmo com todos os problemas físicos que enfrentam, essas crianças merecem brincar como qualquer outra", afirma a voluntária.

Os policiais militares de Rio Preto estão em andamento com uma campanha de arrecadação de brinquedos, novos e usados, nas cinco sedes de companhia e na base móvel de patrulhamento na Praça Rui Barbosa, no Calçadão de Rio Preto.

A porta voz do Comando do Policiamento do Interior de Rio Preto (CPI-5), tenente Amália Paci, afirma que a campanha de arrecadação de brinquedos surgiu entre os policiais que já faziam doações voluntárias, mas resolveram convocar outros companheiros de farda para a tarefa.

"A ideia inicial era pedir doação entre nós mesmos, mas resolvemos abrir para outras pessoas. A campanha está muito bacana porque todos os dias recebemos brinquedos novos e em bom estado", diz.

Diferentemente de outros voluntários, os policiais militares vão entregar os brinquedos depois do dia "oficial" das crianças. A entrega será na segunda-feira, dia 14, para 130 crianças da Associação Anjo da Guarda, no Jardim Nazareth, em Rio Preto. (MAS)

 

Campanha da PM

  • Avenida do Estudantes, n° 1980 - Boa Vista
  • Rua Macyr Amadeu, 996 - São Francisco
  • Rua Capitão Delmiro Ávila, n°1 - Vila Diniz
  • Rua Beatriz da Conceição, n° 350 - Solo Sagrado
  • Avenida Sabino Cardoso Filho, n° 2500 - Vila Elvira

Campanha Amigos do Bem 

  • Rua Pedro Borguesan, 710 -Jd. Nazareth

ONG Estrela Guia

  • Rua Jorge Tibiriçá, 1.477 - Parque Industrial

Amigos da zona norte

Núcleo Alvorada

  • Estrada Municipal Valdomiro Lopes - SN - Bairro Bela Vista

Casa do Tio

  • Rua Pedro Bertolino, 220, Vila Elmaz
  • Rick Cel - Rua João Mesquita, 2223, Boa Vista