Astrônomos da região vão fotografar chuva de meteorosÍcone de fechar Fechar

SHOW NO CÉU

Astrônomos da região vão fotografar chuva de meteoros

Fenômeno celeste vai acontecer nas madrugadas de segunda-feira e terça-feira, mas a visualização a olho nu dependerá das condições climáticas


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Uma chuva de meteoros é esperada para ocorrer nas madrugadas de segunda-feira, 21, e terça-feira, 22, com a passagem dos Oriônidas (também conhecido popularmente como estrelas cadentes), próximo da orbita do Planeta Terra. Quem vai registrar tudo e até fotografar será o astrônomo amador Renato Cássio Poltronieri, de Nhandeara, membro do Clube de Astronomia de Nhandeara. 

Segundo Renato, a chuva de meteoros Oriônidas é composta pelo rastro deixado pela passagem do cometa Halley pelo sistema solar. O fenômeno poderá ser mais visível sem necessidade de equipamento a partir das 24h, desde que a pessoa esteja uma área afastada dos postes de iluminação pública.

"Eu vou passar essas duas madrugadas com o telescópio para observar essa chuva de meteoros, que é muito linda, vista por muitos, como queda de estrelas cadentes, que cortam a escuridão do céu", afirma o astrônomo.

Nas madrugadas de segunda e terça será possível ver no céu a passagem de até 40 meteoros por hora, principalmente no horário de pico que será das 24h até as 4h da madrugada.

Mas a alegria dos astrônomos pode ser frustada se confirmada a previsão meteorológica de tempo nublado e chuva, justamente na segunda e terça-feira.

"Sei que precisamos muito da chuva em nossa região, que passa por uma forte estiagem, mas essa que é quinta maior chuva de meteoros. Não acontece todos os dias", finalizou.