- quinta-feira, 24 de outubro
- .
Uma chuva de meteoros é esperada para ocorrer nas madrugadas de segunda-feira, 21, e terça-feira, 22, com a passagem dos Oriônidas (também conhecido popularmente como estrelas cadentes), próximo da orbita do Planeta Terra. Quem vai registrar tudo e até fotografar será o astrônomo amador Renato Cássio Poltronieri, de Nhandeara, membro do Clube de Astronomia de Nhandeara.
Segundo Renato, a chuva de meteoros Oriônidas é composta pelo rastro deixado pela passagem do cometa Halley pelo sistema solar. O fenômeno poderá ser mais visível sem necessidade de equipamento a partir das 24h, desde que a pessoa esteja uma área afastada dos postes de iluminação pública.
"Eu vou passar essas duas madrugadas com o telescópio para observar essa chuva de meteoros, que é muito linda, vista por muitos, como queda de estrelas cadentes, que cortam a escuridão do céu", afirma o astrônomo.
Nas madrugadas de segunda e terça será possível ver no céu a passagem de até 40 meteoros por hora, principalmente no horário de pico que será das 24h até as 4h da madrugada.
Mas a alegria dos astrônomos pode ser frustada se confirmada a previsão meteorológica de tempo nublado e chuva, justamente na segunda e terça-feira.
"Sei que precisamos muito da chuva em nossa região, que passa por uma forte estiagem, mas essa que é quinta maior chuva de meteoros. Não acontece todos os dias", finalizou.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.