Uma 'dinoaula' na Cachinhos de OuroÍcone de fechar Fechar

Diário da Gratidão

Uma 'dinoaula' na Cachinhos de Ouro

Turma aprendeu sobre os dinossauros e pôde ver e pegar em fósseis


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

No penúltimo dia da campanha "Doe seu tempo e seu conhecimento", parte do projeto Diário da Gratidão, os dinossauros invadiram a escola de educação infantil municipal Cachinhos de Ouro, na Vila Diniz, em Rio Preto, nesta quinta-feira, 3.

Na divertida "dinoaula" com o diretor do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, de Uchôa, Gustavo Dalla Dea, e o paleontólogo e administrador do Museu, Leonardo Paschoa, toda a turminha conheceu dinossauros que habitaram a região de Rio Preto como o titanosauro, a megaraptora, o abelissauro, primo do famoso T-Rex, e a maniraptora.

Além de apresentar os dinossauros e contar curiosidades sobre como nasciam, o que aconteceu e mostrar outros animais que viveram na época jurássica, a dupla ainda trouxe ossos e fósseis do acervo do museu para os pequenos terem contato.

"Eu gostei de pegar o peixe que era da época do dinossauro. Achei muito legal, porque eu gosto de peixes e de dinossauros", disse o pequeno Izac, 5 anos.

"É um tema que encanta para eles [crianças]. O dinossauro é o conto de fadas moderno para essa geração. Independentemente da cultura ou da religião é senso comum que os dinossauros existiram e isso fascina eles", disse Gustavo, que também falou sobre as atividades realizadas durante a campanha "Doe seu tempo e seu conhecimento".

"É um trabalho legal. Trazer a ciência de uma forma diferente, para dentro da sala de aula, é uma forma divertida. Foi muito legal participar e difundir o conhecimento até para os professores conhecerem e terem como referência de base de estudo", afirmou.

Para o paleontólogo Leonardo, mostrar para as crianças a existência de dinossauros que viveram no Brasil também foi importante. "O tema dinossauros, seja para os pequenos ou adultos, sempre chama atenção. Nós percebemos que, da maneira deles, eles conhecem muito sobre dinossauros. O Brasil é muito rico em dinossauros. E a campanha foi importante para eles conhecerem os daqui da nossa região", concluiu.

Programação

Encerrando a semana e o último dia da segunda fase da campanha "Doe seu tempo e seu conhecimento", nesta sexta-feira, 4, o escritor João Paulo Vani e o colecionador de videogames e youtuber Alex Mamed comparecem à escola Antonio Espada Filho; o presidente do Rio Preto Weilers, equipe de futebol americano rio-pretense, Matheus Camargo, visita a criançada da escola Norberto Buzzini; e o músico Fábio Caldeira se apresenta para a galerinha da escola Cachinhos de Ouro.

Nesta quinta-feira, 3, a jornalista Elma Bassan, a psicóloga Kátia Ricardi e o maestro Paulo de Tarso encerraram suas participações na campanha visitando as escolas Pinóchio, Antonio Espada Filho e Norberto Buzzini, respectivamente.

"Foi uma despedida com chave de ouro. Uma escola muito boa, com crianças super bacanas. Gostaram muito das histórias. Agradeço a chance de fazer esse trabalho tão bonito", disse Elma.

"Participar foi um aprendizado enriquecedor. Uma realidade que me levou a muitas reflexões. Poder disseminar a abundância e livre troca de carinho é a semente para um amanhã melhor", contou Kátia.

"Só tenho a agradecer a confiança depositada em mim. Fico feliz de mostrar que posso trabalhar com crianças tão pequenas e ensinar para elas o despertar do estudo de música", finalizou Paulo. (MS)