Alunos criam produtos e aprendem, na prática, a empreenderÍcone de fechar Fechar

DIARINHO

Alunos criam produtos e aprendem, na prática, a empreender

Alunos criam produtos para participar de feira de empreendedorismo de colégio


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Quando o assunto é empreendedorismo, a primeira coisa que vem à cabeça é um trabalho de "gente grande", que usa seu tempo para coordenar, idealizar e realizar projetos. Mas quanto mais lições nesta área, maiores as chances de sucesso. E o aprendizado pode começar cedo, como o que ocorre na sala do estudante João Vitor Pupin, de 12 anos. Junto com seu grupo, o menino teve a ideia de criar um ímã de geladeira feito com cápsulas de café. O produto foi exposto em uma feira de empreendedorismo. Pais e professores foram os clientes dos alunos.

"Todo mundo fez um pouco, para o trabalho ficar igualado", disse o menino, ressaltando o trabalho em grupo. Ele diz que sempre se espelha no pai, que tem uma empresa. "Desde pequeno, sempre tive a vontade de criar uma empresa. Meu pai tem empresa e fico vendo como funciona."

O projeto foi criado pela professora de empreendedorismo do colégio London, Juliana Afonso Batista, para que os alunos tivessem uma experiência de empresa, de como é ser um empresário, visando desenvolver projetos com o que aprenderam em todo o material didático, como calcular o custo do produto, como fazer uma venda.

Para colocar o projeto em prática, os alunos dos 6º e 7º anos foram orientados a trabalhar com materiais recicláveis. Eles foram separados em grupos, escolheram quais produtos iriam comercializar, realizaram a coleta desses materiais em casa e levaram até a escola para a montagem e vendas.

As professoras de ciência e artes, Gisele Naves e Ana Paula Zanin, ensinaram aos alunos como reciclar, sobre o consumo excessivo de resíduos e o que isso gera para o meio ambiente. Cada grupo escolheu um nome para seu projeto e ficou responsável pelo marketing, financeiro e produção.

Enzo Colombo Hidalgo, 12 anos, diz que o grupo tentou realizar o projeto mais sustentável possível. Fizeram um vaso com garrafa pet, onde toda água para irrigar a planta é reutilizada. "Esse trabalho nos ensina a trabalhar em grupo, a saber o que a gente pode enfrentar no futuro, ter um trabalho de vendas é uma nova experiência muito boa."

Ana Luísa Marcondes, de 12 anos, fez com o seu grupo um sabonete artesanal, com restos de produtos que podem ser reutilizados e também com embalagens de garrafa pet.

Segundo a professora Juliana, os alunos vão fazer um relatório sobre a atividade. "Eles têm que informar quanto faturaram, quanto tiveram de lucro, assim consigo ensinar como é o fechamento mensal de uma empresa.

(Colaborou Luciano Ramos)

 

Sonho na padaria

O rapaz chega na padaria e pergunta para o atendente:

- Tem sonho?

O padeiro responde, apontando no balcão:

- Sim, claro.

E o rapaz diz:

- Então acredite nele e faça acontecer!

Abertura de conta

O rapaz foi ao banco, espera na fila e diz ao atendente:

- Gostaria de abrir uma conta conjunta.

O agente bancário pergunta:

- Com quem?

O rapaz diz:

- Com qualquer pessoa que tenha muito dinheiro!

 

Oficina

O Plaza Avenida Shopping realiza uma Oficina de Interação Sensorial com grupos de danças, orquestra de viola entre outras atrações, durante o sábado, 26, das 14h às 20h. Evento totalmente gratuito no primeiro piso do shopping.

Cinema

O Sesc exibirá neste sábado, 26, uma sessão de cinema com o filme Frankenweenie, que conta a história de um menino que faz filmes caseiros de terror. A classificação é para crianças acima de 10 anos. Evento é gratuito e será no Teatro do Sesc, às 10h. A retirada de ingressos é a partir das 9h45.

Teatro

O teatro musical Estranho Mundo de Jack está no Shopping Iguatemi. O espetáculo será apresentado neste domingo, 27, pelo grupo Lígia Aydar. O evento é totalmente gratuito, que começa a partir das 16h, no piso superior do shopping.

 

Aplicativo Qranio

No aplicativo Qranio, a criança pode aprender de uma forma interativa e desafiar amigos em batalhas de conhecimento. Os usuários podem escolher entre os assuntos com os quais desejam interagir. São várias opções com tópicos educativos e de entretenimento. As categorias disponíveis são: História, TV, Física, Astronomia, Cinema, Tecnologia e inúmeros outros.

 

A vizinha

  • Escritora: Eliana Martins
  • Editora: Melhoramentos

O livro conta a história do menino Theo, que não gostava de estudar matemática. O menino conseguia ir bem em todas as outras disciplinas, mas quando se tratava de matemática o menino sentia medo. Tudo isso muda com a chegada da Dona Malu Quete, sua nova vizinha, que descobriu o medo de Theo e resolveu ajudar. Por ser professora de matemática, ela contou sobre o "Manual do Sábio Matemático". A partir desse momento o menino passa aceitar o desafio de encarar a matéria.

 

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019