IMG-LOGO
Home Cultura
Fitness

Maior risco de lesão

Nas estatísticas de traumas, a mulher tem uma incidência aumentada

Gisele Bortoleto - 06/10/2019 00:30

Elas estão em toda parte. Nos parques, nas academias, nas quadras e provas como corrida de rua e esportes de aventura. Estatísticas mostram que, mesmo em diferentes modalidades esportivas, há, anualmente, um aumento de 25 a 30% de mulheres praticando atividades físicas, enquanto os homens estão mantendo uma média crescente de 5% ao ano.

Mas existem diferenças fisiológicas entre homens e mulheres. Em geral, elas são entre sete a dez centímetros mais baixas e 12 a 15 quilos mais leves do que os homens. Elas tendem a ter menos volume de massa muscular e, de desenvolvimento, uma estrutura óssea menor, além de uma pelve mais ampla e larga. Isto resulta em diferenças de alinhamento e biomecânicas, especialmente nas extremidades inferiores.

"A combinação desses fatores é a razão para as mulheres terem uma maior incidência de lesões no joelho, por exemplo, como a síndrome patelo femoral (condropatia - desgaste da cartilagem) e lesões de ligamento cruzado anterior", explica a ortopedista Ana Paula Simões. Todas são lesões sem contato. Nas estatísticas de lesões atléticas, a mulher tem uma incidência aumentada de distúrbios patelo-femurais, fraturas por estresse e lesões do ligamento cruzado anterior.

"A maioria da literatura apoia a crença de que as taxas de acidentes são específicas do esporte, em vez de ser algo relacionado com o gênero. Mas as mulheres têm mais risco de lesionar algumas articulações", explica a ortopedista.

"Praticar uma atividade física é fundamental para manter a saúde em dia. Entretanto, dependendo do esporte praticado e da periodicidade, é possível desenvolver lesões relacionadas ao uso excessivo do sistema musculoesquelético", explica o ortopedista Gustavo Borgo. Exagero causado pelo excesso ou erro na hora do treinamento é uma das causas da "corrida" de pacientes novos nas clínicas e consultórios de fisioterapia todos os meses.

"Este pensamento do 'é agora ou nunca' causa um aumento do número de lesões", diz Borgo. Muitas vezes é necessário interromper completamente os treinos para o corpo se recuperar.

 

Principais lesões

  • Lesão do ligamento cruzado do joelho - É um dos quatro ligamentos que deixam o joelho estável. As mulheres são oito vezes mais propensas que os homens a rompê-lo. Qualquer atividade que exige movimento brusco lado a lado, como jogar tênis ou dança, pode levar a uma ruptura.
  • Como prevenir: Diminua o risco com o reforço da musculatura dos isquiotibiais (lateral da coxa), alongamento e fazer exercícios de agilidade e mudança de direção ajuda a melhorar o reflexo, além da força e equilíbrio no joelho;
  • Concussão cerebral - Mulheres têm mais traumas cranianos e dores de cabeça durante esportes de contato devido aos seus pescoços menores e os músculos mais fracos dessa região. O risco da gravidade da concussão também pode aumentar com a idade. A mulher também demora mais para se recuperar após o impacto.
  • Como prevenir: Se você sentir dor de cabeça, tontura ou náusea depois de batida ou queda, procure um médico do esporte e proteja-se com capacete nas modalidades que pedem, como o ciclismo;
  • Condropatia - O excesso de impacto pode desgastar a cartilagem dos joelhos e tornozelos, resultando na dor latejante do joelho do corredor, além dos estalos. Quando as mulheres correm, seus quadris tendem a se voltar para dentro e os músculos das coxas transformam-se em um ângulo mas aberto. Acabam colocando mais pressão sobre os joelhos, diferentemente dos homens, que têm quadris menos largos.
  • Como prevenir: Use tênis com bom apoio e fortaleça as coxas e pernas com exercícios para estabilizar e melhorar a força muscular das articulações;
  • Fraturas por estresse - Saltar, dançar, andar ou correr são programas de que as mulheres gostam, mas podem levar a uma fratura por estresse devido ao excesso de impacto. Estas pequenas fissuras no osso ocorrem normalmente na canela e pés. Resultam em dor e alteração de sensibilidade. As mulheres podem ser mais vulneráveis devido à sua menor densidade de massa muscular e óssea, que diminuem com a idade.
  • Como prevenir: Não faça mais do que seu corpo suporta no exercício e pare quando sentir dor. Sapatos adequados e uma dieta rica em cálcio e vitamina D são fundamentais;
  • Entorse de tornozelo - As mulheres são duas vezes mais propensas a entorses do tornozelo que os homens. São lesões que ocorrem quando você danifica um ligamento no tornozelo numa torção, causando inchaço e dor local.
  • Como prevenir: Exercícios de equilíbrio simples podem ajudar a proteger seus tornozelos. Existem rotinas de exercícios de propriocepção que melhoram a estabilidade do tornozelo em apenas um mês;
  • Lesões dos meniscos dos joelhos - As mulheres sofrem dos joelhos aos tornozelos. O menisco ou cartilagem que funcionam como amortecimento entre o fêmur e a tíbia são mais propensos a degenerar mais cedo nas mulheres. Esportes de contato são geralmente a culpa por um menisco lesionado, mas qualquer torção do joelho, mesmo a partir de apenas sair de uma cadeira, pode acontecer. Além disso, à medida que envelhecemos, perdemos fluido lubrificante no joelho, aumentando o risco para esta lesão.
  • Como prevenir: Use sua musculatura para proteger do impacto, fortalecendo-a e dando suporte para seus treinos.

Fonte: Ana Paula Simões, ortopedista

Editorias:
Cultura
Compartilhe: