IMG-LOGO
Home Comportamento
Artigo

Empoderadas e enobrecidas

Trabalho sustenta nosso contínuo aprendizado, diverte, desafia, corrige, acrescenta em todos os sentidos

Karina Younan - 12/10/2019 00:00

Existe um pensamento comum em nossa sociedade que associa o trabalho a algo punitivo, "ter que trabalhar" como falta de opção, não ter tido prestígio ou sucesso na vida. Poucos vêem o trabalho como sendo um enorme privilégio. Benção e não castigo. Algumas pessoas até pensam que quem ama poupa do trabalho. Amor? Tá te tirando tudo!

Trabalho sustenta nosso contínuo aprendizado, diverte, desafia, corrige, acrescenta em todos os sentidos. Maravilhoso trabalhar, poder trabalhar muito então, nem se fala.

A tenista Serena Williams disse ao repórter que lhe perguntou como ela fazia para lidar com tanta pressão: "Pressão é um privilégio".

Quanto de nossos contatos, amizades, foram extraídos do ambiente profissional? Quantas pessoas interessantes ou competentes acabamos observando por meio do estudo ou de uma atividade técnica?

Supervalorizamos e amedrontamos nossos filhos quando nos referimos ao trabalho como algo difícil ou extenuante. Quanto de nossa distração, entretenimento, criatividade e capacitação não foram extraídas ali?

Conhecemos o melhor e o pior das pessoas, conhecemos novos horizontes e maneiras de lidar com problemas, temos um microcosmo de aprendizado riquíssimo. Claro que gera sacrifícios também, mas tudo na vida que é importante demanda esforço e ali, na pior das hipóteses, você recebe alguma remuneração, e no melhor dos casos, possibilidade de progredir para a independência financeira.

Quanto aprendizado é necessário para essa conquista. Quanta responsabilidade é necessária que se suporte e aprenda a administrar. Vai te fazer muito bem!

As chateações estarão presentes em todos os ambientes, não espere colegas legais ou chefes maternais, traga os amigos de casa. Você não estará mais indo para a escola e isso significa que você cresceu. Leve seu respeito, empatia, ética e competência, você terá admiração e as vezes fará companheiros leais. Mas faça sobretudo por você.

Quanto mais responsabilidades, despesas, pessoas envolvidas e dificuldade de execução você tiver, pense sempre:"Responsabilidade é um privilégio".

Se as mulheres buscam a harmonia social, equidade de benefícios entre os gêneros, devem se preparar e estar dispostas a conhecer primeiramente o desafio pessoal que se tornar competente em qualquer área envolve, administrar vida pessoal e vida profissional gera a independência harmônica e eu aconselho fortemente que o façam.

Os benefícios estão em toda parte. Vejam além dos benefícios o enorme prazer que o trabalho pode proporcionar, a alegria, a consciência em paz, o sentimento de esforço recompensado, o aprendizado, o lado cômico, trágico, rico, muito além do ganho material. Fazer e aprender e reaprender e refazer, uma aventura valorosa. Que as mulheres se permitam, se autorizem, confiem em si mesmas e se coloquem em ação para benefício da sociedade e de todas as relações, mas acima de tudo, comprometidas com seu próprio crescimento e com as mulheres que geramos e que de todas as formas se inspiram e se espelham em nós.

Editorias:
Comportamento
Compartilhe:

MAIS POPULARES