Parkinson é tema de encontro na CâmaraÍcone de fechar Fechar

SAÚDE

Parkinson é tema de encontro na Câmara


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. Rigidez muscular, tremores involuntários em situação de repouso, lentidão de movimentos, passos mais lentos e arrastados, perda das expressões faciais e dores musculares constantes são alguns dos principais sintomas da segunda doença neurodegenerativa mais comum. No entanto, nem sempre são os sinais que denunciam o quadro.

Para entender melhor como é feito o diagnóstico do Parkinson, que geralmente leva em consideração o que o médico nota e o paciente sente, a Câmara Municipal de Rio Preto, por meio da Escola do Legislativo, promove na próxima quinta-feira, 19, das 8h30 às 12h30, o encontro "Viver com Parkinson", que é gratuito e aberto à comunidade. O evento abordará ainda temas como tratamento da doença, convívio com o parkinsoniano, atendimento, inclusão, direitos e benefícios legais.

O público alvo do evento são parkinsonianos, seus amigos e familiares, profissionais de diferentes áreas da saúde física e emocional, estudantes e interessados. Os participantes receberão certificados. O objetivo é tirar dúvidas, esclarecer direitos e reforçar a importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença que, por ser uma enfermidade que não exige notificação compulsória, ainda é pouco estudado. Números não oficiais apontam para pelo menos 250 mil portadores no Brasil. Mas alguns especialistas acreditam que este número pode ser o dobro.

A cientista e pesquisadora Danielle Lanzer, idealizadora e coordenadora do Projeto Vibrar Parkinson, que convive com a doença desde os 36 anos, irá ministrar a palestra "Viver com Parkinson". Na sequência, Marcelo Nobile, também do Vibrar com Parkinson, que sofre da doença, apresentará um painel sobre direitos e benefícios. A rio-pretense Maria Aparecida Lima Izipato falará sobre o enfrentamento e superação. No final os especialistas vão promover bate-papo para tirar dúvidas.

Serviço

  • Viver com Parkinson. No dia 19 de setembro, das 8h30 às 12h30, na Câmara Municipal. Inscrições pelo telefone (17) 3214-7766 e e-mail [email protected]