Masculinidades negras é tema de palestraÍcone de fechar Fechar
    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O Grupo de Pesquisa Gênero e Raça do Ibilce/Unesp de Rio Preto, coordenado pela professora Claudia Maria Ceneviva Nigro, promove até outubro o ciclo de palestras "Feminilidades e masculinidades negras: um olhar interseccional", com o objetivo de debater as relações estabelecidas entre raça/etnia, gênero, sexualidades e seus impactos e implicações sobre as vidas negras.

As discussões, partindo de artes como a literatura, o cinema e a música, visam à contestação de estereótipos atribuídos à população negra. As palestras ainda buscam trabalhar discursos que correm em contramão aos efeitos do racismo, muitas vezes relacionado com a trans/homofobia.

As palestras, feitas em parceria com o Projeto Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária (Nupe), abordaram o tema "Feminilidades negras" em agosto. Neste mês, o assunto é "Masculinidades negras". Já no próximo mês, os encontros irão falar sobre "Dissidências sexuais negras". A atividade é aberta para a comunidade interna e externa.

Neste sábado, 14, das 9h às 11h, no auditório A, da Unesp, o tema "Masculinidades negras" será debatido pelo professor Leandro Passos. Já no dia 28, o assunto será abordado pelo professor Davi Silistino de Souza. No próximo mês, os encontros serão coordenados por Bárbara Moura e Fernando Luís de Morais com participação do Piquenique com as Pretas. No último encontro, marcado para o dia 26 de outubro, após o fim da palestra, será realizado um piquenique. Cada participante deverá levar uma comida/bebida para compartilhar.

Serviço

  • Ciclo de palestras com o tema "Masculinidades negras", com Leandro Passos. Neste sábado, 14, das 9h às 11h, no auditório A do Ibilce/Unesp. O evento é gratuito. Informações: (17) 3221-2200