Tecnologia no mundo dos negóciosÍcone de fechar Fechar

Diário Tec

Tecnologia no mundo dos negócios

Encontro provoca questões e debates sobre o futuro da tecnologia nas empresas, sejam elas pequenos ou grandes negócios


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A tecnologia anda de mãos dadas com o mercado empreendedor. Empresas de pequeno e grande porte buscam por soluções e, na maioria das vezes, as encontram nas startups. Para debater sobre essa ligação cada vez mais dependente uma da outra e sobre como será o futuro próximo, acontece em Rio Preto a 13ª edição do Startup Grind.

O diretor Wladimir D'Andrade afirma que nesta edição o evento acontece de forma diferente. O objetivo é mostrar um panorama do mercado para onde a tecnologia está levando as empresas, mudando esse jogo econômico mundial. Como isso influencia no comportamento das pessoas, como está mudando tudo nos negócios e qual o espaço que as startups têm para entrar nesse jogo econômico do mundo. "Vamos partir de análises, fatos que aconteceram nesse mundo dos negócios da tecnologia para entender para onde vamos, o que é tendência, o que aqueles empreendedores que estão lá podem fazer para se manter competitivos diante de empresas que estão se tornando super-gigantes".

Ele ressalta que Apple, Google, Amazon e Facebook são empresas que estão se tornando plataformas. Em cima delas, negócios crescem e elas se associam com todos os tipos de indústrias para criar negócios.

O educador, psicólogo e especialista em planejamento estratégico Luiz Fernando Garcia, que participa do encontro, ressalta a importância do evento para a cidade. "Ele [o evento] é fundamental, porque tem uma pretensão de contribuir para a expansão do PIB de Rio Preto na área de tecnologia. O intuito é provocar nas pessoas a confiança para que sejam criativas e canalizar a criatividade na produção."

De acordo com D'Andrade, as grandes empresas já têm uma visão de tecnologia e digitalização. "Elas já perceberam um passo além, que é entender que elas não conseguem fazer tudo sozinhas, que podem buscar oportunidade de mercado, resolução de problemas, busca de novos consumidores por meio de ações com startups ou então criando uma cultura de inovação similar às startups ali dentro", ressalta. Ainda segundo o diretor, isso vai chegar em todas as empresas.

O encontro acontece às 18h30, nesta quinta-feira, 5, no Parque Tecnológico. As inscrições devem ser feitas pelo site www.sympla.com.br.

 

Como manter suas redes sociais seguras

No último fim de semana, a conta do CEO do Twitter, Jack Dorsey, teve sua conta invadida na rede social por um grupo de cibercriminosos. Por isso, a coluna desta semana separou três dicas importantes para você manter suas redes sociais seguras, afinal, 21% dos brasileiros tiveram uma de suas contas online hackeadas, de acordo com um estudo realizado pela Kaspersky e a Corpa.

Autenticação de dois fatores

Por meio dessa ferramenta, é possível adicionar uma camada a mais de segurança em contas online, já que em vez de apenas digitar a senha, também é necessário confirmar a identidade por meio de um código enviado para seu celular.

Senhas fortes

Para criar uma senha segura, use combinações extensas e distintas, com números, letras e símbolos. Não utilize a mesma senha em várias redes sociais e tenha uma solução de segurança para proteger seus códigos de acesso. Também é importante usar perguntas de segurança para alterar a senha.

Links duvidosos

Esteja sempre alerta para links suspeitos, especialmente recebidos por mensagens. Se você não sabe o que é, não clique, mesmo que tenha sido enviado por algum amigo ou conhecido. Caso tenha clicado em um link suspeito ou sua conta tenha sido invadida por qualquer outro motivo, altere sua senha.

 

Bora fechar?

O Tinder, aplicativo de relacionamento líder no mundo, anuncia hoje mais uma novidade para seus usuários: o Match Time. A nova função tem como objetivo ajudar as pessoas a terem mais chances de conseguir novas combinações no aplicativo. O Match Time será uma espécie de alerta, que vai avisar os usuários nos momentos em que o Tinder estiver com alto índice de atividade. Por enquanto, somente as grandes cidades do Brasil estão com a novidade (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras).

Novo Android

O Android 10 começou a ser liberado globalmente nesta semana. O novo Sistema Operacional traz uma série de novidades desenvolvidas com aprendizado de máquina, além de oferecer suporte nativo a novas tecnologias, como 5G e smartphones dobráveis. Com quase 50 novos recursos e alterações focadas em privacidade e segurança, o novo Android oferece mais proteção, transparência e controle sobre os dados. Também traz novos emojis com inclusão de gênero e suporte direto de áudio para aparelhos auditivos.

Novidade

O Skype liberou novos recursos, na última sexta-feira (30), para o aplicativo para celular e programa para desktop do mensageiro. As funcionalidades rivalizam com o WhatsApp, como a criação de marcadores para mensagens, uma tela para revisar de mídias antes do compartilhamento e rascunhos em conversas. A plataforma também ganhou um novo visual para que as mensagens do Skype fiquem em uma coluna à direita, enquanto o lado esquerdo exibe a lista de conversas.

Samsung

A Samsung anunciou, nesta semana, a chegada ao Brasil do mais novo integrante de seu portfólio de smartwatches: o Galaxy Watch Active2. O dispositivo estará à venda no Brasil a partir da primeira semana de outubro, sem previsão de custos.

 

Com o intuito de debater sobre a saúde mental, Facebook e Instagram, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), realizam palestras a alunos da rede pública de ensino. O evento espera receber 200 jovens de 13 a 18 anos. Influenciadores e especialistas falam sobre saúde mental e prevenção de suicídio. As palestras acontecem neste domingo, 8, em São Paulo. O evento é gratuito e faz parte da agenda do Setembro Amarelo, criado no Brasil pelo CVV, juntamente com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, para conscientização sobre a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental.

A Google abriu nesta semana as inscrições para a nova edição do programa de estágio Google Business Internship Program 2020 no Brasil. Podem concorrer às vagas estudantes de graduação de qualquer universidade no Brasil interessados(as) em ingressar na Google e que tenham formatura prevista entre dezembro de 2020 e março de 2021. O período de inscrição segue até o dia 2 de outubro. Os estudantes podem se inscrever pelo site: careers.google.com. Os alunos selecionados farão o estágio a partir de 13 de julho de 2020 e terão a possibilidade de adquirir habilidades nas diferentes áreas de conhecimento da Google.