Veja pesquisa de preços de 119 produtos em 13 supermercados Ícone de fechar Fechar

ECONOMIZE

Veja pesquisa de preços de 119 produtos em 13 supermercados

Reportagem do Diário coleta e compara preços de produtos disponíveis em 13 estabelecimentos de Rio Preto nesta semana. Confira


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O calorão de Rio Preto tem feito os consumidores aumentarem a ingestão de líquido e o consumo de alimentos mais frescos. Certamente esse aumento encarece a conta no supermercado. De acordo com o consultor financeiro Flávio Neves, é preciso utilizar algumas estratégias para não sair do orçamento planejado.

Tenha um orçamento sempre com uma folga dentro do mês. Quando o consumidor for estipular um valor para o item supermercado, é preciso seguir esse valor à risca. Caso ultrapasse, pode diminuir de outro grupo de gastos - alimentação fora de casa ou com gastos extras que não são essenciais. Ou ainda criar um grupo chamado "despesas eventuais". É como se fosse um caixa do mês para esses imprevistos de gastos não esperados.

Substituir as frutas e legumes pelas opções mais em conta foi a maneira que a secretária Isaura Santana Filha encontrou para não aumentar a conta do supermercado. "Consumo mais verduras e legumes e com isso o gasto aumenta. Nesse calor não estamos consumindo muita carne vermelha, optamos pela carne branca e isso faz a gente economizar, já que ela é mais barata."

A dona de casa Inarrose dos Santos tem reduzido outros produtos na hora das compras para economizar, já que na casa dela o consumo de líquido foi o que mais aumentou. "A gente gasta mais com suco e com água, tudo que é líquido e acaba diminuindo a comida, porque não aguentamos comer muita coisa."

Pesquisa

Na pesquisa desta sexta-feira, 20, o Diário cotou os preços de 119 produtos em 13 supermercados de Rio Preto. A variação total chegou a R$ 343,02.

Clique aqui para ver a tabela de preços.

Clique aqui para ver a tabela dos preços de cesta básica.

Com a bandeira tarifária na cor vermelha no patamar 1, uma cobrança extra de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos será cobrada na conta de energia dos brasileiros. Os consumidores devem rever alguns aparelhos para reduzir o consumo de energia. A consultora financeira Juliana Batista dá dicas de como economizar:

  • Existem aparelhos que são famosos por consumirem mais energia quando utilizados. Dentre os aparelhos que mais consomem estão aqueles que são utilizados constantemente como geladeira, chuveiro elétrico, ar- condicionado, ferro e televisão. Além da iluminação, quando as lâmpadas não forem fluorescentes;
  • Existem algumas estratégias de economia para ajudar o consumidor. Trocar as borrachas da porta da geladeira se estiverem frouxas pode ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica. Descongelar o freezer periodicamente e não colocar alimentos quentes dentro da geladeira também evita o consumo excessivo. No caso do chuveiro, prestar atenção no tempo do banho e deixar o chuveiro desligado enquanto ensaboar;
  • Os aparelhos eletrônicos, no geral, consomem energia mesmo quando estão desligados, em estado 'stand by'. O carregador de celular consome energia mesmo quando não está plugado no aparelho. Por isso é importante desconectar assim que finalizar a carga do aparelho. Isso também acontece com aparelhos como a televisão, por exemplo, e micro-ondas que fica com o relógio ligado. Se for viajar, até por questão de segurança e não somente pelo consumo de energia, o ideal é desligar todos os aparelhos da tomada;
  • A máquina de lavar pode parecer um grande consumidor de energia, mas não é tão expressivo. O problema é a quantidade de vezes que é utilizada. Se utilizar, por exemplo, na metade da capacidade, o gasto de energia é o mesmo que na utilização da capacidade completa da máquina. Portanto espere acumular a quantidade ideal de roupas para a capacidade da sua máquina e lave de uma vez. O consumidor economizará energia elétrica e tempo pessoal, efetuando menos ciclos de lavagem.

Lojas do comércio com 40% de desconto

A Acirp continua nesta sexta-feira, 20, e sábado, 21, com a campanha promocional que oferece descontos em lojas do centro de Rio Preto. As lojas participantes da ação vão oferecer descontos que variam de 10% a 40% e incluem desde vestuário, calçados, acessórios até brinquedos, perfumaria, cosméticos, óticas e acessórios para viagem.