Morre o ator e diretor de teatro Milton VerderiÍcone de fechar Fechar

LUTO NA ARTE

Morre o ator e diretor de teatro Milton Verderi

Artista estava internado no Hospital de Base de Rio Preto


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Morreu na noite desta segunda-feira, 30, o ator e diretor de teatro Milton Verderi. Ele estava internado no Hospital de Base de Rio Preto há pouco mais de um mês.

Miltinho, como era conhecido, foi internado com um quadro de insuficiência respiratória. Chegou a ficar inconsciente, passou por uma traqueostomia e já não reagia aos medicamentos.

O artista era conhecido na cena cultural rio-pretense, especialmente por seus trabalhos no teatro. Um dos últimos foi o projeto "Peixe", com o Grupo Kahlos, contemplado no Prêmio Nelson Seixas em 2018. Na montagem, Miltinho interpretava uma mulher de alta classe que tomava champanhe ao lado do cadáver de um homem negro, à bordo de um luxuoso navio, uma crítica às diferenças sociais.

No Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT), em 2019, o artista se apresentou novamente junto ao Grupo Kahlos - do qual foi um dos fundadores - desta vez com o espetáculo "Teoremas", uma performance de monólogos.

O legado de Miltinho é reconhecido por amigos e admiradores, que lamentaram a morte. "Hoje meu amigo-irmão partiu desse plano, a pessoa mais extraordinária que conheci", escreveu Vanessa Cornélio no Facebook. "Evoé, Milton F. Verderi, por aqui as cortinas do seu palco se fecharam, mas tenho certeza que elas se abrirão lindas e exuberantes aí do outro lado pra receber o grande artista. Evoé!", disse Marcia Mendes Garcia, também no Facebook.

O velório está previsto para acontecer a partir das 8h desta quarta-feira, 1º, na Capela Prever, na rua Francisco Curti, 244, no Distrito Industrial. Ainda não há informações sobre o horário, que será no cemitério Jardim da Paz.