As vozes serão o destaque em Catanduva a partir desta quarta-feira, 4, com o início da sexta edição do Festival de Corais de Catanduva (Fescc), que segue até o dia 7 de setembro. O evento musical é o único do interior do estado de São Paulo e busca estimular a prática de canto coral e democratizar o acesso à cultura.
Considerado um dos maiores do Brasil, o Fescc é resultado da Semana Cultural criada pelo Conservatório Musical de Santa Cecília, é aprovado pelo Ministério da Cidadania, Governo Federal e ProAC e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Catanduva.
A programação envolve workshops direcionados a regentes, professores e estudantes de música, além da formação de um grande coral com crianças, jovens e adultos para a interpretação de um repertório único no último dia do festival.
Nesta edição, o evento receberá 80 profissionais de diferentes estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. "Estamos recebendo professores da área musical do Brasil inteiro. Eles chegam aqui para aprimorar os conhecimentos com os especialistas que ministraram as capacitações", explica a coordenadora Marcela Milani. Para participar, os interessados tiveram que se inscrever no site do Festival e enviar documentação que comprovasse atuação na área musical.
O Festival se divide em duas partes: a primeira é a realização de workshops voltados a regentes, professores e estudantes de música, enquanto a segunda consiste em uma apresentação em conjunto com os alunos do Conservatório.
Nos três primeiros dias, os inscritos participam de capacitações com profissionais renomados na área. Entre os convidados está a regente Patrícia Costa, reconhecida internacionalmente com seu Coro Juvenis São Vicente Cappella, que conquistou o primeiro lugar no concurso Summa Cum Laude International Youth Music Festival, que ocorreu em Viena. Também participam os maestros Julio Moretzsohn, que atuou recentemente com o Coro da Osesp, um dos maiores coros profissionais do Brasil, e Eduardo Fernandes que comanda o Coral da Unifesp e os Coros da USP. Todas as atividades serão realizadas na Biblioteca Municipal de Catanduva.
No sábado, 7, último dia do festival, os participantes se apresentam todos juntos. "Serão mais de 90 crianças e adolescentes que se juntarão com profissionais e estudantes cantando todos juntos. Será um grande encerramento, algo muito bonito, e uma apresentação ativa, performática", diz Marcela.
De acordo com a organizadora, o Concerto Final terá a apresentação do coral infantil, seguido pelo coral adulto e pelo juvenil. "No final do concerto, todos estarão no palco para cantarem três músicas em conjunto e fechar a noite", finaliza Marcela.
Para o Concerto do próximo sábado, a entrada é gratuita para público, mas o número de lugares é limitado, por isso os interessados devem retirar os ingressos antes da apresentação. Nesta quarta-feira, 4, os ingressos podem ser retirados no Centro Cultural, localizado na avenida São Domingos, 880, das 9h às 18h. A partir do dia 5, os ingressos serão distribuídos no Clube de Tênis Catanduva, na rua Icém, 61.
Serviço
- 6º Festival de Coral de Catanduva. De 4 a 7 de setembro, em Catanduva. Informações: www.fescc.com.br