Com cinco anos de carreira profissional, a dupla Fiduma & Jeca, de Rio Preto, deu início ao lançamento do seu novo DVD na última sexta-feira, 30. Os artistas de Rio Preto, conhecidos pela irreverência, apresentaram a música divertida "Alcoonteceu", que tem participação da dupla Pedro Paulo & Alex, conhecida pelos sucessos "Fama de Pegador", "Esqueceu do Ex" e "Tá Calor". O primeiro vídeo do projeto pode ser conferido no canal oficial deles no YouTube.
Denominado "Alcooústico 2", o novo DVD será disponibilizado no modo conta-gotas, uma faixa por mês, no YouTube. Gravado em Rio Preto, no dia 23 de julho deste ano, o trabalho presta uma homenagem à cidade. A locação escolhida foi o Graneleiro, que é um patrimônio histórico, foi construído em 1942 e está localizado dentro do Complexo Swift, próximo à Represa Municipal. "É um lugar maravilhoso, que tem história e energia", afirma Fiduma.
Além da dupla paranaense PPA, o novo DVD conta com a participação de Matogrosso & Mathias, que coleciona sucessos ao longo de mais de 40 anos de trajetória. Juntos, os artistas gravaram a faixa romântica "Igrejinha Azul". "É uma música muito bonita. A canção estava com a gente há dois anos e chegou a hora de gravá-la com nossos ídolos. Veio para ficar para a nossa história", afirma Fiduma.
Com mais de 4 milhões de fãs inscritos em seu canal oficial do YouTube e apenas 22 anos, o cantor Gustavo Mioto também fez uma participação especial no show. O artista natural de Votuporanga, que ganhou notoriedade no cenário musical com a canção "Impressionando os Anjos", gravou com Fiduma & Jeca a canção "Paz Interior". "[A música] conta a história de um casal que, na correria do dia a dia, fica no celular e foge da cidade grande para o interior. Nós começamos juntos com o Gustavo e fizemos muitos show juntos", revela Fiduma.
Conhecida por levantar o público com músicas divertidas, a dupla gravou ao todo 15 canções. "Alcoonteceu", que é a primeira música divulgada, foi gravada com a dupla Pedro Paulo & Alex por um motivo especial. "Eles são nossos amigos. Conhecemos eles na estrada e eles também têm um perfil alegre como a gente. O pessoal pedia esta parceria. A dupla também começou durante a faculdade, assim como nós. O nosso primeiro encontro chega em grande estilo."
Além das participações, claro que não poderiam faltar músicas no estilo Fiduma & Jeca de ser, como na música "Resenha das Braba", que tem um estilo bem irreverente, marca registrada da dupla. "Nosso objetivo na carreira é levar alegria para nossos fãs. Os nossos shows são divertidos porque queremos que nossos fãs esqueçam dos problemas e se divirtam. E essa alegria é algo verdadeiro e não forçado. É uma característica nossa. Brincamos que o nosso show é o mais animado do Brasil."
Para formatar o novo trabalho, o processo de criação teve início em agosto do ano passado, quando a dupla começou a selecionar repertório e peneirar algumas faixas que ficaram de fora dos outros trabalhos. Agora, os próximos planos são fazer a turnê acústica e lançar as músicas do novo trabalho até o final do ano. "Queremos continuar encontrando nossos fãs fiéis. É gratificante tê-los do nosso lado, em todos os lugares". O próximo show da dupla na região de Rio Preto é no dia 14 de setembro em Sud Mennucci.
O DVD "Alcooústico 2" é o terceiro trabalho gravado pela dupla em Rio Preto. O primeiro, "Fiduma & Jeca - Depois da Chuva", foi gravado em maio de 2015, no Recinto de Exposições, num dia em que a chuva não intimidou o público de 20 mil pessoas. A música "99%", por exemplo, teve a participação dos sertanejos Munhoz & Mariano. César Menotti & Fabiano e Bruninho & Davi também participaram da gravação. Já o segundo DVD, "Alcooústico", foi gravado em outubro de 2018 no Chess Pub, conta com oito faixas e teve produção musical de Zé Renato Mioto e direção de vídeo de Jacques Junior.
Trajetória
A dupla foi formada em 2010, em Ilha Solteira. Ambos nasceram no mesmo dia, mês e ano (29 de abril de 1992) e se conheceram no curso de agronomia na Unesp. Pedro Juliano Cardoso de Oliveira e Marcelo Dadona Nunes foram apelidados pelos veteranos da faculdade como Fiduma e Jeca. As primeiras apresentações foram nas repúblicas e churrascos da faculdade. No final de 2013, os sertanejos entraram em estúdio para gravar o primeiro CD e, enquanto o trabalho não era finalizado, lançaram uma música na internet para ver a repercussão. Foi assim que "Anjo Chapadex" se tornou conhecida no Brasil inteiro.
Com uma linguagem diferente, o CD "Fiduma & Jeca - Ao vivo pra quem veio", lançado no início de 2014, alcançou projeção nacional. No final de 2016, a dupla lançou o clipe "Bagunçando as Avenidas". O vídeo, gravado em Rio Preto e dirigido por Jacques Júnior, faz referência ao filme "Se Beber, Não Case!", que conta a história de quatro amigos que vão para uma despedida de solteiro e acabam esquecendo tudo o que aconteceu durante a madrugada anterior. Na sequência, a dupla lançou o projeto "Ah Se Os Pais Soubessem", que foi gravado em Maringá, no Paraná.