Sidnei Olivio lança novo livro de poesiasÍcone de fechar Fechar

PROJETO

Sidnei Olivio lança novo livro de poesias

'Poesia INvertebral' foi produzido em parceria com Paulo Robson de Souza


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Mais uma vez, a beleza e a poesia da natureza são transpostas para a palavra e para o papel por meio do biólogo e poeta Sidnei Olivio, de Rio Preto. O rio-pretense, especialista em zoologia e botânica, acaba de lançar o livro "Poesia INvertebral" em parceria com o professor do Instituto de Biociências (Inbio), Paulo Robson de Souza. Publicado pela JulienDesigner, a obra é lançada em duas versões: e-pub (190 páginas ilustradas com fotos autorais coloridas), para leitura em computador, celular e tablet, e no formato para Kindle (páginas em preto e branco).

A obra traz poesias e imagens de animais invertebrados. O livro surge depois da primeira parceria com Paulo Robson de Souza, com o livro "Poesia Animal", lançado em 2003. O objetivo, neste cenário, é dar continuidade à divulgação de conhecimentos sobre biologia, utilizando uma ferramenta diferente daquelas usadas pela academia. As imagens do livro integram acervo de imagens de invertebrados de Souza, que também é fotógrafo.

A intenção de Sidnei Olivio e Paulo Robson de Souza é que o livro sirva também ao professor de biologia como ponto de partida de pesquisas em livros específicos e sites de biologia. "Espero, e creio que o Paulo também, que este livro sirva de estímulo à busca de conhecimentos mais profundos acerca dos invertebrados envolvidos. Há seres lá retratados que, com certeza, nunca estiveram no imaginário dos pretensos leitores. Fotografados e 'poetizados', há grandes esperanças da busca de novos elementos sobre o mesmo."

Falar sobre os animais com poesia tem um motivo especial, segundo o rio-pretense. "Creio que o véu entre as áreas não deva existir. Poesia é alimento diário a todos nós, mesmo que não entendamos assim. Experiências guardadas do outro livro, quanto ao sucesso da forma empregada, deu gabarito à continuidade. Outra coisa é que a surpresa em expormos o assunto de maneira poética estimule o próprio desejo de poetizar dos leitores."

Sidnei Olivio adotou a grafia "INvertebral", sendo o 'in' em itálico, porque o título tem duplo sentido. "O livro de poemas aborda os invertebrados, mas também esse 'in' destacado passa a ideia do intimismo, o enxergar a intimidade desses seres sem vértebras". A obra é lançada em versão bilíngue (português/inglês). Além de Souza e Olivio, a obra tem participação do professor Arnildo Pott, que fez a tradução português/inglês, e de Gustavo Graciolli, que foi responsável pela apresentação.

A comercialização, em breve, será feita por meio do site amazon.com.br. Tanto a versão e-pub quanto ao formato para Kindle dão acesso a conteúdos autorais externos, via QR-codes e links. No canal do e-livro (vimeo.com/poesiainvertebral), o leitor tem acesso a 19 vídeos, sendo dois videoclipes, nove músicas e também pequenas crônicas e diversos poemas recitados pelos autores (para deficientes visuais). Há ainda conteúdos externos de terceiros. A versão impressa está prevista para ser lançada em março do ano que vem.

Sidnei Olivio

Organizador e curador do museu didático de zoologia do Ibilce/Unesp, de 2014 a 2018, o biólogo e poeta Sidnei Olivio é autor de dez livros de poesia e prosa poética. Ele também participou de 23 coletâneas poéticas, sendo uma na Itália e outra nos países de língua portuguesa, e conta com publicação em ebooks de poesia infantil e várias revistas e jornais literários. Olivio participou como letrista do grupo Realejo e tem no currículo o CD solo "Palavras cruzadas". Seus textos podem ser conferidos no site http://peloapelodapena.blogspot.com.