Nova coleção abordará temas como ansiedade, luto e medoÍcone de fechar Fechar
    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Falar sobre sentimentos tão complexos como ansiedade, luto, tristeza, medo e raiva já é desafiador para os adultos. Como abordar esses temas com as crianças? Esse é o objetivo da nova coleção "Bem-me-quer", escrita pela psicopedagoga e arteterapeuta especialista em Neuropsicopedagogia e Contos Infantis Paula Furtado. Com ilustrações de Maurício de Sousa, os personagens da "Turma da Mônica" devem provocar empatia e identificação da criança com conflitos apresentados.

"Para facilitar a projeção dos pequenos, selecionei os temas emocionais mais recorrentes do universo infantil que tenho constatado em meu trabalho em consultório particular como psicopedagoga", afirma Paula Furtado.

Os contos podem ser usados por pais e professores para trabalhar assuntos considerados difíceis de forma direta e lúdica. Nas histórias, os personagens da Turma da Mônica procuram conhecer os próprios sentimentos e descobrir maneiras de transformá-los, sempre contando com ajuda dos amigos.

Na avaliação de Paula Furtado, as histórias possibilitam a elaboração das dores emocionais. "Dar voz a essas emoções possibilita o acolhimento dos sentimentos da criança e a reflexão", enfatiza a psicopedagoga.