Grupo apresenta religiões africanasÍcone de fechar Fechar

Praça Dom José Marcondes

Grupo apresenta religiões africanas


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O Fórum das Religiões de Matrizes Africanas de Rio Preto e Região (Forma) realizou nesta segunda-feira, 30, uma apresentação no Centro de Rio Preto sobre os elementos das religiões africanas, como o candomblé e a umbanda. Nesta data é celebrado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

"[A data] é para mostrar a nossa cultura e os adeptos comemorarem. Ainda sofremos muito preconceito e esse dia ajuda a mostrar para a população sobre a cultura", diz Ya Paula de Xango.

Quem passou pela praça Dom José Marcondes pôde aprender sobre quartinha, obero, búzios, potes, atabaques e xequere, por exemplo, além de receber banho e axé espiritual. À noite, estava prevista apresentação dos orixás com danças e costumes dos terreiros de candomblé e umbanda, além da apresentação de banho de pipoca e banho de cheiro. "Mostrar à sociedade que fazemos e levamos benefícios aos que procuram nossas casas em busca de paz e alívio", diz Alex Cardoso, coordenador do Forma.