Grupo cobra Prefeitura por falta de placasÍcone de fechar Fechar

Sem Localização

Grupo cobra Prefeitura por falta de placas

Moradores da Vila Toninho fizeram abaixo-assinado com a reivindicação


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Cansados de esperar pelo poder público, moradores da Vila Toninho, em Rio Preto, resolveram tomar uma atitude e foram atrás de solucionar o antigo problema de falta de placas para informar o nome das ruas do bairro.

Liderados pelo cabeleireiro Edison Turati, 59 anos, morador antigo do bairro, o grupo tenta reunir ao menos mil assinaturas para apresentar ao prefeito, Edinho Araújo, e à Secretaria de Trânsito a revindicação de placas com nome pelas ruas do bairro, que conta atualmente com aproximadamente 10 mil pessoas, segundo a Conjuntura Econômica,

"Sou cabeleireiro e moro aqui há 30 anos. Tenho meu salão em uma das principais ruas do bairro e muita gente pára pra perguntar o nome das ruas por falta das placas. E como somos antigos no bairro a gente tenta ajudar. O problema é que conhecemos pelos números e a falta da placa dificulta muito as coisas", disse Edison. Ele espalhou listas para recolher assinaturas pelo bairro e ainda não sabe quantas pessoas já aderiram ao pedido.

Segundo o cabeleireiro, praticamente todas as ruas do bairro sofrem com a falta de placas. "É muito raro encontrar uma rua com placa. O bairro tem mais de 30 anos e nunca teve um emplacamento. As poucas que tiveram foram arrancadas com o tempo", conclui.

Quem já assinou o abaixo-assinado aprovou a atitude. "Acho importante esse tipo de atitude. Muitas pessoas reclamam e não fazem nada. Esse abaixo-assinado trará um benefício para todo o bairro", disse Marcos Vinícius, 27 anos. "Nós do bairro conhecemos as ruas como números e não com os nomes corretos. Sem a placa, a dificuldade é para todos os lados. O pessoal pára para perguntar e não sabemos responder, quem acaba sofrendo são os comerciantes que precisam informar as pessoas toda hora", afirmou.

Um desses comerciantes citados por Marcos é Adney Secches, 59 anos, que tem uma farmácia que serve de ponto de informações. "Há necessidade de implantar placas na cidade inteira e no bairro não é diferente. Antigamente as pessoas conheciam pelo número, mas hoje não é assim. Fizemos aqui até uma listinha com o número das ruas e nome delas para tentar ajudar quem chega na Vila Toninho. E também para a gente não se perder quando nos pedem o nome das ruas", explicou o comerciante.

Vai ter solução?

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Rio Preto informou, por meio de nota, que está em fase de conclusão o processo licitatório para compra de 4 mil placas com nomes de rua a serem instaladas em 2 mil esquinas da cidade.

"Será dada preferência para os bairros periféricos, como a Vila Toninho, uma vez que nesses locais a demanda é maior. A expectativa é de que as instalações tenham início na primeira semana de outubro", informou a Secretaria.