Zoo celebra primeiro mês de filhote de antaÍcone de fechar Fechar

RIO PRETO

Zoo celebra primeiro mês de filhote de anta


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O Zoológico de Rio Preto comemora nesta quinta-feira, 5, o primeiro mês de vida de um filhote de anta (Tapirus terrestris). O animal, uma fêmea, foi gerado e nasceu de forma natural no Zoo, no dia 5 de agosto. De acordo com o Zoológico, o nascimento só foi informado nesta quarta-feira, 4, devido aos cuidados e resguardo necessários nas primeiras semanas de vida.

O filhote é resultado da cruza de um casal da espécie que vive no local. A gestação da espécie dura 14 meses.

Com o nascimento, outro macho adulto que vivia no local foi transferido para outra instituição. Restam no Zoo local agora o casal e a filhote que se desenvolve e ganha peso rapidamente.

Sobre a espécie

A anta é um animal símbolo do Zoológico de Rio Preto e aparece na nova logomarca do Zoobotânico, por sua importância no meio ambiente: é uma grande dispersora de sementes, conhecida como jardineira da floresta.

A gestação pode durar até 439 dias e dela nasce um filhote. O bebê tem listras brancas para se camuflar e vive com a mãe até os 2 anos. Ocorre na Venezuela, Colômbia, no Paraguai, Norte da Argentina, Leste dos Andes e também no Brasil. É um animal ameaçado de extinção.