Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre os antioxidantes e como eles são importantes para a saúde, mas você realmente sabe como eles atuam no organismo e quais benefícios eles podem trazer?
Os antioxidantes são moléculas que têm a função de proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Na prática, são como "vassouras" do organismo, que limpam os radicais livres que danificam as células saudáveis do corpo. "Os radicais livres, por sua vez, são moléculas formadas por processos naturais do organismo, como a respiração, ou então através da interação com agentes externos, como a exposição excessiva ao sol, a poluição, o consumo de álcool, o tabagismo e até mesmo como uma consequência da prática de atividades físicas", explica a nutricionista Renata Guirau. A boa notícia é que eles são muito fáceis de serem encontrados: basta ter uma alimentação saudável, variada, colorida e que inclua pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia para se proteger dos radicais livres e evitar o envelhecimento precoce.
Esses compostos favorecem a imunidade, combatem o envelhecimento precoce das células e o desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, e ainda ajudam a melhorar a aparência, favorecendo a saúde da pele, contribuindo para o crescimento dos cabelos e fortalecendo as unhas. Os antioxidantes podem ser vitaminas (como as vitaminas A, C e E), minerais (como o zinco e o selênio), pigmentos naturais (como o betacaroteno) ou compostos bioativos com propriedades funcionais (como as catequinas do chá verde, o resveratrol do suco de uva, ômega-3 dos peixes). Cada antioxidante tem uma função diferente e, por isso, a dica da nutricionista é variar no consumo. "Esse é um dos motivos que faz com que um prato colorido seja fundamental para a saúde", complementa.
Pesquisas ao redor do mundo comprovam a eficácia dos antioxidantes no retardo do envelhecimento precoce e no combate à formação de radicais livres, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como mal de Parkinson, Alzheimer, arteriosclerose - doença que pode contribuir para AVCs e infartos - além de diferentes tipos de câncer. "À medida que eles neutralizam os efeitos desses radicais, os antioxidantes impedem seus efeitos deletérios", explica a nutricionista Carolina Pimentel, coautora do livro "Alimentos Funcionais: Introdução às Principais Substâncias Bioativas em Alimentos" (ed. Metha).
Ingredientes
- 1 maracujá médio
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 1 cebola pequena ralada
- 1 dente de alho ralado
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal e azeite a gosto
- 2 postas de salmão
Modo de preparo
Bata o maracujá no liquidificador com o mesmo volume de água. Coe até retirar todas as sementes. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente o suco de maracujá, a salsa picada, o sal e a pimenta. Deixe cozinhando até levantar fervura e desligue após dez minutos. Grelhe as postas de salmão com uma pitada de sal. Sirva o salmão grelhado regando com o molho de maracujá.
(Receitas Oba Hortifruti)
Ingredientes
- 3 avocados
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de cacau em pó
- ½ sachê de gelatina sem sabor
- 200ml de leite de coco
- Fruta para decorar (morango, mirtilo, framboesa)
Modo de preparo
Dissolva a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem. Bata todos os ingredientes, incluindo a gelatina, no liquidificador. Sirva em taças e leve para gelar. Decore com a fruta de sua preferência na hora de servir.
(Por Oba Hortifruti)
Ingredientes
- 150ml de suco de laranja
- 50 ml de suco de limão
- 50 ml de água
- 1 pitada de açafrão-da-terra ralado na hora
Modo de preparo:
Bata tudo com a ajuda de um mixer e sirva em seguida.
Shake de morango com hortelã
Ingredientes
- 200ml de leite vegetal
- 1/2 xícara de morangos frescos
- 2 a 3 folhas de hortelã
Modo de preparo:
Bata tudo no mixer e sirva em seguida.