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Livro

A mudança começa bem cedo

Em livro, Robin Sharma defende as vantagens de iniciar seu dia às 5 horas


    • São José do Rio Preto
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Muitos já descobriram o que não é de hoje que a ciência mostra: acordar cedo traz benefícios. E começar uma revolução pessoal é simples quando se tem o controle das manhãs. É o que defende em seu novo livro "O Clube das 5 da Manhã- Controle suas manhãs e mude de vida" (Best Seller) o especialista em liderança e desempenho de alta performance Robin Sharma.

Há mais de 20 anos, ele defende a prática entre seus seguidores e estipula que a primeira hora após despertar seja regida pela regra do 20/20/20, ou seja: 20 minutos para exercícios físicos, 20 minutos para contemplação e planejamento de metas e 20 minutos lendo ou estudando algo novo". O Clube das 5 da Manhã - ou 5AM Club, termo em inglês pelo qual a prática é mais conhecida, tem milhares de adeptos pelo mundo. O método se tornou um movimento internacional alimentado por vídeos e fotos de seus adeptos, postados com a hastag #5AM Club.

No Brasil, a prática tem entre seus adeptos o influenciador Thiago Nigro, criador do canal "O primo rico", que já superou 80 milhões de visualizações. Ele faz transmissões ao vivo todos os dias às cinco horas. Mas não se engane. Para se tornar um membro do clube, não basta acordar, checar as mensagens no celular ou as redes sociais. "Essa interrupção digital está lhe custando uma fortuna", diz o autor. A sugestão é aplicar a fórmula 20/20/20.

Segundo o autor, a tranquilidade é o novo luxo da sociedade. Ao acordar cedo, ele defende, você pode ter momentos iniciais tranquilos, sem se preocupar com a correria do dia a dia. Nesse momento, também é possível pensar com clareza em vez de ter a mente apressada e estressada pela manhã. Um estudo da Universidade de Brighton, na Inglaterra, mostrou que as pessoas que acordam às 6h58 são mais saudáveis que aquelas que acordam em média às 8h54.

No livro, o guru do desenvolvimento pessoal destrincha seu método a partir de uma história sobre dois estranhos que estão enfrentando problemas na vida pessoal e carreira. Eles conhecem um excêntrico magnata que os leva a uma jornada de autoconhecimento e mudança.

Primeiro bloco

5h-5h20- Movimento

  • O que fazer: Exercícios intensos, suar muito, aprender, hidratar-se, respirar profundamente;
  • Por que fazer? Limpar o cortisol, fazer o fator neurotrófico derivado do cérebro fluir, elevar a dopamina, aumentar a serotonina, melhorar o metabolismo;
  • Benefícios: Mais foco e produtividade, otimizar o foco e o cérebro, aumentar a energia, diminuir o estresse, vida mais longa;

Segundo bloco

5h20- 5h40- Reflexão

  • O que fazer: Escrever um diário, meditar, planejar, rezar, contemplar.
  • Por que fazer? Dar um gás na gratidão, consciência vai às alturas, elevar a felicidade, desenvolver a sabedoria, expandir a serenidade;
  • Benefícios: Melhorar renda e o impacto, calibrar o ofício, aperfeiçoar a dominância, crescimento pessoal, aumentar a inspiração;

Terceiro bloco

5h40- 6h00- Crescimento

  • O que fazer: Revisar objetivos, ler livros, consumir audiolivros, ouvir podcasts, estudar on-line.
  • Por que fazer? Mentalidade 2x3x, aprofundar o conhecimento, expandir a perspicácia, acelerar a confiança, dominar a mudança.
  • Benefícios: Melhorar a renda e o impacto, calibrar o ofício, aperfeiçoar a dominância, crescimento pessoal, aumentar a inspiração.