Diário da Região

25/08/2019 - 00h30min

FORMAÇÃO INTEGRAL

Colégio Santo André: escola dos sonhos tem história para abraçar o futuro

Divulgação Vista aérea do Colégio Santo André
Vista aérea do Colégio Santo André

O Colégio Santo André, há 100 anos atuando em Rio Preto, é a síntese de referências tradicionais e práticas prósperas para o futuro das novas gerações. Suas ações se realizam numa propriedade de mais de 40 mil metros de área total, sendo 5 mil metros de área verde, bem no centro da cidade. Além de ícone arquitetônico do noroeste paulista, é um espaço para estímulo e experimentação de atitudes que promovem práticas que cuidam do presente e que protegerão o futuro.

Os estudantes do Colégio Santo André vivenciam a tradição de uma instituição que se reinventa e se recria. O futuro move esta escola a promover práticas significativas, que contribuam para a lucidez, a saúde e a esperança das gerações do presente que promoverão o cuidado com o mundo. Faz isso investindo em habilidades como cooperação, afetividade, pro-atividade, pensamento crítico e valores humanos essenciais para a formação do cidadão do século XXI.

Na comunidade escolar do Colégio Santo André, todos têm a liberdade de expressar desejos e sonhos. Os estudantes são estimulados a agir como protagonistas da aprendizagem dos vários conteúdos e, sobretudo, agentes de seus Projetos de Vida. “Somos uma escola confessional e católica, temos respeito e acolhimento pela diversidade. A ideia da escola dos sonhos é trabalhar o projeto de vida de cada aluno”, diz a diretora Cynthia Vilardi.

O Colégio proporciona, a partir dos primeiros anos de vida da criança até a conclusão do Ensino Médio, formação integral, global e humanística. Para isso, promove excelência acadêmica, estratégias de aprendizagem inovadoras, fortalecimento de valores promotores da vida e acolhimento, além de oferecer uma infraestrutura privilegiada. Tudo isso sem deixar de participar de ações voluntárias por meio de projetos sociais, já tradicionais no colégio há décadas.

Trata-se de uma instituição educacional que atende as demandas da contemporaneidade ao valorizar mais saúde, mais espiritualidade, mais reconhecimento e afetividade conectados aos avanços tecnológicos. Os colaboradores do Colégio Santo André, desde sempre, acreditam que é por meio da formação integral das pessoas que se preservam recursos naturais e sociais. Essa condição de Colégio de referência o desafia a se aprimorar e reinventar suas práticas no presente e reforçar o compromisso assumido com as gerações futuras.

 

 

Educação Infantil

A Educação Infantil se dedica à desafiadora tarefa de integrar as crianças pequenas nas rotinas da vida cotidiana, por meio da pedagogia de projetos. As crianças são convidadas a experimentar suas descobertas, numa atmosfera que propicia a sua formação integral. Arte, religiosidade, conhecimento científico, relacionamento pessoal são todos ingredientes importantes para a formação de cidadãos justos e éticos, pessoas criativas e proativas.

Ensino fundamental (anos iniciais)

Os anos iniciais do Ensino Fundamental trazem o entusiasmo da descoberta, neles as crianças se dedicam aos projetos nas diferentes áreas, participam das aulas de música e arte, dos projetos de literatura, começam a se apropriar das especificidades dos temas e disciplinas, frequentam com assiduidade as aulas das diferentes modalidades esportivas, fazem com regularidade apresentações artísticas e científicas nas Mostras Culturais e eventos diversos, nos vários espaços do Colégio.

Atento às demandas globais, não só éticas, tecnológicas e científicas, o Colégio Santo André também oferece Programa Bilíngue desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. É a grande oportunidade dos sujeitos formados por esta instituição terem uma imersão cultural em uma segunda língua, refletindo sobre falares, culturas e modos de expressão internacionais com uma equipe docente altamente qualificada e amparada por material didático de reconhecida excelência no cenário nacional.

O espaço verde também serve de inspiração para a criatividade. Muitas crianças e adolescentes caminham por entre as árvores como forma de descansar e se distrair, conectar-se com a natureza e o meio ambiente em pleno centro urbano. “No bosque, fazemos pesquisas de várias matérias, como Ciências, além de ser um lugar bem refrescante para passear e encontrar com os amigos”, conta Maria Carolina Nascimento Carareto, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental. “Além do bosque, que é onde eu amo estar, a escola tem tudo que eu preciso. Acho o colégio muito moderno, eu amo estudar aqui!”, diz Gabriela Prudêncio da Silva, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental.

Ensino Fundamental (anos finais)

Os anos finais do Ensino Fundamental são estratégicos no Colégio Santo André. Nesse período, os estudantes são motivados a desenvolver sua autonomia, sua organização e sua dedicação aos estudos. Aprofundam o domínio de saberes e participam de simulados, campeonatos esportivos e olimpíadas das várias áreas de conhecimento. Além disso, a modernização do prédio do Ensino Fundamental foi concluída em 2018 e a nova estrutura foi inaugurada em 2019, com climatização, acessibilidade, iluminação e acústica atualizadas conforme as exigências legais e, mais do que isso, de acordo com as expectativas de acolhimento e inclusão de todos.

“Para mim, o colégio não é somente uma escola, é uma família de amigos, funcionários e, principalmente, professores. Toda minha família e eu estudamos aqui. Mas agora, falando da escola em si, ela é perfeita. Estrutura privilegiada, professores únicos e material mais que perfeito. Tenho orgulho de estudar aqui, tenho orgulho de fazer parte dessa família”, diz Eric Candeloro Geraldo, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental.

Ensino Médio

No Ensino Médio, além da disciplina e da organização na execução de exercícios, assim como atendimento das demandas de estudo das várias frentes das disciplinas, os estudantes participam de olímpiadas das várias áreas de conhecimento, simulação de fóruns de organizações internacionais, cineclube aos sábados, aulas interdisciplinares e projetos esportivos. Na terceira série do Ensino Médio passam mais tempo no Colégio, numa jornada estendida que contempla aulas, laboratórios de exercícios, rodas de conversa, atividades esportivas.

“O Colégio é muito importante para mim. Foi onde eu fiz as minhas primeiras amizades, tive meus primeiros vínculos, aprendi a trabalhar em grupo e a me relacionar com as pessoas. Foi onde eu cresci e tive todas as bases para traçar minha trajetória e ser quem eu sou hoje. O Colégio Santo André faz parte da minha vida e da minha história, estou no meu último ano e já está batendo a saudade de tudo o que vivi aqui”, registra a aluna Amanda Guerin, da 3ª série do Ensino Médio.

Os alunos têm, ainda, a oportunidade de ser individualmente acompanhados por professores orientadores em suas escolhas de carreira, opções profissionais e processos seletivos, instituições acadêmicas e mercado de trabalho, por meio da correção de rota ao longo do Ensino Médio. Esse processo se dá por meio do olhar atento e individualizado e do uso de ferramentas tecnológicas de levantamento de evidências, análise de desempenho e simulação de resultados. Além disso, na tradicional Expô Profissões, que ocorre anualmente, os alunos e seus familiares são acolhidos no colégio para workshops, palestras, rodas de conversa sobre profissões, vida em outras cidades e processos seletivos. A síntese desse trabalho são resultados sólidos com alto nível de aprovação direto do Ensino Médio nas melhores universidades do país.

“Foi fundamental passar todos esses anos no Colégio, tanto para a minha formação pessoal como intelectual, pois estou aqui desde 2003. A infraestrutura do Colégio é muito boa, os professores são muito bons e a formação humana é um dos diferenciais do colégio, que não deixa a desejar em nada em relação ao foco nos vestibulares, nem em relação a todas as preocupações que os jovens têm. Ainda há todos os amigos que eu fiz e que ainda farei até o final do ano e que, com certeza, vou levar para o resto da vida”, diz o aluno Felipe Hassan Piedade, da 3ª série do Ensino Médio.

Em 2020, em plena festividade do centenário do Colégio Santo André, serão inauguradas as novas instalações do Ensino Médio. O tradicional prédio que se avista do alto da Rubião Junior receberá os alunos totalmente climatizado, renovado e conectado com uma visão de formação do cidadão para o ensino superior e para o mercado de trabalho com a marca do Colégio Santo André: excelência acadêmica e formação humana integral.

“Temos essa tradição histórica de geração de estudantes e profissionais, mas não perdemos a perspectiva de futuro. A escola é centenária porque está sempre inovando e se adaptando diante das necessidades da sociedade e dos nossos alunos”, diz a diretora geral Cynthia Vilardi.

SERVIÇO

Rua Rubião Júnior, 3609 - Bom Jesus

Telefone: (17) 3214-7121 | WhatsApp: (17) 99111-4376

Site: https://colegiosantoandre.org.br/saojosedoriopreto/

Colégio Santo André em números

Etapas de ensino: do Infantil ao Ensino Médio

  • 42.616,54 m² de área total;
  • 5.000 m² de área do bosque;
  • 177 professores;
  • 69 salas de aula (com uso multimídia)
  • 5 prédios independentes
  • Anfiteatro (391 lugares);
  • 2 cantinas;
  • 3 parques;
  • 3 bibliotecas;
  • 2 brinquedotecas;
  • Poliesportivo (1.570 lugares);
  • 3 capelas;
  • 2 estacionamentos;
  • Segurança: vigilância profissional
  • Programa Bilíngue
  • Reuniões pedagógicas do corpo docente: semanal
  • Membro PEA-Unesco

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Diário da Região

Esperamos que você tenha aproveitado as matérias gratuitas!
Você atingiu o limite de reportagens neste mês.

Continue muito bem informado, seja nosso assinante e tenha acesso ilimitado a todo conteúdo produzido pelo Diário da Região

Assinatura Digital por apenas R$ 1,00*

Nos três primeiros meses. Após o período R$ 16,90
Diário da Região
Continue lendo nosso conteúdo gratuitamente Preencha os campos abaixo para
ganhar + 3 matérias!
Tenha acesso ilimitado para todos os produtos do Diário da Região
Diário da Região Digital
por apenas R$ 1,00*
*Nos três primeiros meses. Após o período R$ 16,90

Já é Assinante?

LOGAR
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para acessar o Diário da Região.