Diário da Região

11/08/2019 - 09h54min

POTÊNCIA

Motor turbo ou aspirado: entenda as diferenças

Entenda como funcionam os diferentes tipos de motores e como suas diferenças podem impactar o desempenho do carro e até o bolso do motorista

Mara Sousa 7/8/2019 Rodrigo, da Peugeot Lumiére, percebe um aumento na procura pelos motores turbo
Rodrigo, da Peugeot Lumiére, percebe um aumento na procura pelos motores turbo

Antes de comprar um carro novo, é bom fazer uma pesquisa para adquirir um veículo de qualidade. Mas não é só a aparência e os acessórios que contam na hora de fazer uma boa escolha. O motor é um dos principais aspectos que devem ser observados, já que ele é responsável pelo consumo e performance do carro. Entre as opções, o comprador pode encontrar duas e aí surge a dúvida: é melhor comprar um carro com motor turbo ou aspirado?

Quem nunca sequer ouviu falar dessas duas palavras nem imagina que as diferenças podem impactar o desempenho do veículo e até o bolso do motorista. A primeira grande diferença é a cilindrada: o motor turbo costuma ter cilindrada menor que um aspirado e, ainda assim, manter a mesma potência. Por isso, é um motor mais leve. O consultor comercial Rafael Grecco, da Peugeot Lumiére, explica que o motor aspirado funciona como uma seringa, que puxa o ar, fecha a válvula, comprime o ar junto do combustível e detona, empurrando o gás para fora. "Já o motor turbo tem uma turbina e um compressor. A turbina é movida pelos gases do motor. Quando faz a queima e vai fazer a exaustão, a turbina vai girar", explica.

Essa turbina é o grande diferencial, responsável por trazer maior performance para o veículo. "O motor pressuriza mais ar na câmara de combustão e vai 'performar' melhor. Com um motor [turbo] de pequeno porte você consegue ter um alto desempenho", afirma Maurício de Seles, mecânico da Ford Caminho. A potência do motor também será diferenciada, por aproveitar os gases que são expelidos. "O turbo vai aproveitar os gases quentes que serão eliminados para girar a turbina e comprimir mais ar para dentro do motor. Quanto mais ar na mistura com o combustível, mais potência o motor tem", acrescenta Grecco.

Em matéria de economia, o motor turbo também leva vantagem sobre o aspirado, como explica Grecco. "Ele tem um aproveitamento térmico muito maior. Os gases que são expelidos são reaproveitados para gerar mais energia para o motor. Um motor 1.0 sem turbo é econômico, mas com turbo ele teria mais economia e desempenho de um carro 2.0 sem turbo", afirma. Em alguns casos, a economia dos motores turbo podem chegar a 30% se comparadas a carros com motores aspirados.

O ponto negativo é que o custo de reparo do motor turbo tende a ser mais alto. Portanto, os condutores precisam ter mais atenção com os cuidados do dia a dia, como trocas de óleo. "O motorista deve fazer as coisas primordiais do dia a dia, olhar a água e o óleo, ter atenção com as trocas dos filtros e levar nas concessionárias corretas", afirma o mecânico Marcelo Santana, da RW Retífca de Motores.

Para o gerente comercial da Peugeot Lumiére, Rodrigo Cecato Vera, os motores turbo tem ganhado espaço no mercado. "Além de mais econômico, ele deixa o carro mais potente. É uma tendência de mercado, diminuir o tamanho do motor e aumentar a potência". Segundo Rodrigo, o modelo agrada os motoristas e tem grande procura, mesmo com uma diferença de preço para os carros com motor aspirado. "O motor turbo está sendo descoberto. Na hora de demonstrar o carro, na hora de andar, o motorista percebe a diferença de consumo, de torque. Hoje ainda existe uma diferença de preço do motor turbo para o aspirado, mas a a procura é grande", finaliza.

(Colaborou Breno Maniezo)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Diário da Região

Esperamos que você tenha aproveitado as matérias gratuitas!
Você atingiu o limite de reportagens neste mês.

Continue muito bem informado, seja nosso assinante e tenha acesso ilimitado a todo conteúdo produzido pelo Diário da Região

Assinatura Digital por apenas R$ 1,00*

Nos três primeiros meses. Após o período R$ 16,90
Diário da Região
Continue lendo nosso conteúdo gratuitamente Preencha os campos abaixo para
ganhar + 3 matérias!
Tenha acesso ilimitado para todos os produtos do Diário da Região
Diário da Região Digital
por apenas R$ 1,00*
*Nos três primeiros meses. Após o período R$ 16,90

Já é Assinante?

LOGAR
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para acessar o Diário da Região.