Inspiração. Palavra fundamental para quem tem – ou aspira ter – uma vida profissional de sucesso. Ter alguém em quem se inspirar ajuda a ampliar o conhecimento, manter a motivação e aprimorar suas competências para alcançar novos patamares. Os bons exemplos podem ser encontrados nos livros, que servem de referência para superar desafios da carreira com inteligência, espelhando-se em pessoas de sucesso.
É por isso que a leitura é um dos hábitos que grandes CEOs e executivos de sucesso compartilham. Por meio das obras, é possível encontrar histórias de superação, motivação e, principalmente, mentores que ensinam o caminho a trilhar. Para a consultora de recursos humanos Fabiana Amado, todo líder de sucesso deve buscar conhecimento pela leitura. "Torna-se mais fácil o caminho para armazenar conhecimento, intensificando o processo de análise e a elaboração de conceitos referente à visão do mundo e à vida", explica.
Para tornar sua carreira brilhante, a consultora destaca a importância da incansável vontade de aprender. "A necessidade de se manter atualizado sobre novas tendências, mercado, economia, tecnologias é importante para a manutenção e permanência da carreira de um grande CEO, pois ele precisa de informações constantes para a tomada de decisões, o que contribui para o seu crescimento pessoal e profissional na trajetória", diz Fabiana.
Mas, quais serão os livros que inspiram os grandes líderes empresariais de Rio Preto? A reportagem da revista Classificados consultou alguns para saber quais obras eles indicam e que inspiram suas trajetórias.
(Colaborou Alana Gabriela)
Especialista em atitudes de empreendedorismo e liderança, Marcos Scaldelai, presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) Rio Preto, indica o livro "Sonho Grande", que mostra como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo. O livro tem uma mensagem muito clara de que sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, então por que sonhar pequeno? "Sempre busco histórias que realmente me tragam insights, que me inspirem a buscar ações diferentes e assertivas", diz Scaldelai, que também indica seus próprios livros: "Indispensável, Imbatível e Invencível", "99,9% não é 100%. Você pode mais!" e "Vendedor Falcão".
Patrícia Braile Verdi, presidente da Braile Biomédica, elegeu o livro "Teoria do Bambu", que, para ela, é "apaixonante". Escrito por Ping Fu, uma mulher que nasceu na China, no período da Grande Revolução Cultural Proletária de Mao Tsé-tung, foi deportada para os Estados Unidos e tornou-se uma das mais importantes CEOs daquele país, a obra mostra que a coragem e a resiliência são capazes de transformar vidas. "Os livros que influenciam a minha vida são histórias que falam e tocam a essência humana, o ser em busca da ética, daquilo que é certo, do que é justo", acrescenta Patrícia.
Rogério Gabriel, fundador e presidente da MoveEdu, indicou seu livro favorito: o "#VQD - Vai que Dá", uma obra que a organização de apoio ao empreendedorismo Endeavor publicou com apoio da Brain Company, com prefácio do Jorge Paulo Lemann. O livro narra as histórias de dez empreendedores de alto impacto, que contam quais foram os principais desafios e os percalços que estiveram no caminho para que eles atingissem seus sonhos. O próprio Rogério tem sua trajetória narrada no livro. "Pude ganhar muito aprendizado e tenho a felicidade de ter a minha história retratada na obra", diz.
Célia Volponi, diretora executiva da Raízes Soluções, indica o livro "A Meta". Segundo ela, a obra trouxe para sua vida uma perspectiva diferente de custos no sentindo de que muitas vezes, em uma empresa, olha-se mais para as torneiras estouradas, e não se repara aquela que está pingando todo dia. E é justamente esse pingo constante que leva uma companhia ao fracasso. "Esse livro fez em minha carreira uma grande divisão, ele me mostrou o que é olhar aquilo que não se vê, inclusive na área comportamental e não apenas de processos", afirma.
O diretor executivo do Grupo Cene, Kelvin Kaiser, indica o livro "Empresas feitas para vencer", que, segundo ele, apesar de não ser um livro recente, é uma obra que precisa ser lida. O livro trata de assuntos focados em mostrar estratégias para levar uma empresa ao crescimento e os diferenciais que levam algumas empresas ao sucesso ou ao fracasso. "Para mim é uma referência na parte de gestão ética e corporativa. Passo aprender sobre ter disciplina e buscar sempre maneiras de melhorar o processo de qualidade ao conduzir clientes e colaboradores", afirma.