Em casa, América vence a primeiraÍcone de fechar Fechar

ESTADUAL DE BASQUETE

Em casa, América vence a primeira

Técnico Marininho havia cobrado mudança de postura, e bronca surtiu efeito


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

"Temos que mudar a postura, virar a página e começar do zero. Não chegamos a lugar nenhum e da maneira como estamos jogando não vamos criar nada". O desabafo feito pelo técnico Marininho Manella às vésperas da partida surtiu efeito e o América/Unirp/Smel finalmente venceu a primeira no Campeonato Paulista de Basquete. Na noite desta quarta-feira, 14, o time soube aproveitar o fator casa e bateu o Basquete Osasco no ginásio do Sesi pelo placar de 87 a 82, quebrando uma sequência de quatro derrotas consecutivas.

A vitória foi muito comemorada pela equipe rio-pretense ao zerar do cronômetro. E o técnico Marininho comentou a importância que este triunfo tem para o grupo na sequência da campanha dentro do estadual: "É importante para unir o grupo. Muitos podiam achar que pelo fato de estarmos vindo de derrotas e perdendo por muitos pontos que o nosso time estava quebrado, mas provamos que não. Dá confiança para apresentarmos muito mais do que apresentamos até aqui", comentou o treinador à equipe da Federação Paulista de Basquete (FPB), que transmitiu o confronto ao vivo.

O próximo compromisso do América é neste sábado, também no ginásio do Sesi, às 17 horas, contra a Liga Sorocabana de Basquete (LSB).

O campeonato

Pelo sistema de disputa, os 13 times estão divididos em dois grupos. Sesi Franca Basquete, Esporte Clube Pinheiros, Mogi das Cruzes/Helbor, Basquete Osasco, América/Unirp/Rio Preto, São Paulo FC e Liga Sorocabana de Basquete integram o Grupo A. Pelo Grupo jogam Paulistano/Corpore, Sendi Bauru Basket, São José Basketball, SC Corinthians, Rio Claro Basquete e Basquete Unifae/São João da Boa Vista.

Os times jogam em turno e returno dentro de seus grupos, sendo que os dois primeiros de cada grupo avançam diretamente às quartas de final. As demais equipes se enfrentam nas oitavas em um playoff (o terceiro de um grupo contra o sexto do outro, e o quarto contra o quinto) para definir mais quatro classificados. Quartas de final, semifinais e finais também serão disputadas em playoffs, série melhor de três partidas.