Espetáculo valoriza a cultura nacionalÍcone de fechar Fechar

O MAMULENGO NO CINEMA

Espetáculo valoriza a cultura nacional


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O Teatro de Mamulengo, do Mestre Valdeck de Garanhuns, vai apresentar um dos seus espetáculos em Rio Preto neste domingo, 18. Trata-se da produção "O Mamulengo no Cinema", que conta a história do coronel Pompeu, que recebe em sua fazenda uma equipe estrangeira de cinema que deseja realizar um filme sobre o boi pintadinho e a cultura popular. A sessão está agendada para as 15h30, no espaço Oficina I, do Sesc. A entrada é gratuita.

Na história, o coronel permite a filmagem e manda chamar Simão, seu capataz, para coordenar o processo. Quando Simão conhece os cineastas, logo descobre que o filme é uma farsa e vai criar peripécias para que tudo aconteça de forma justa. O espetáculo, assim, faz uma crítica aos estrangeirismos da cultura e à falta de incentivo às produções nacionais.

A produção ainda aborda o mau uso do dinheiro público, a invasão cultural estrangeira e a baixa qualidade na produção cinematográfica: ao mesmo tempo, homenageia e incentiva manifestações da cultura popular e valoriza o cinema nacional.

O texto, manipulação e vozes são assinados por Valdeck de Garanhuns, que é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em teatro de mamulengo. Com mais de três décadas de carreira, o artista faz de sua arte um instrumento de educação, divulgação e preservação da cultura brasileira.