Sesc Rio Preto exibe longas feitos 'entre quatro paredes'Ícone de fechar Fechar

CINEMA

Sesc Rio Preto exibe longas feitos 'entre quatro paredes'

Encerramento da programação será marcado por um jantar e bate-papo


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Filmes em que as ações se desenvolvem em apenas um ambiente - seja ele uma casa, um apartamento ou um restaurante - marcam a mostra Entre Quatro Paredes, que o Sesc Rio Preto realiza ao longo deste mês. A programação tem início nesta quarta-feira, 7, reunindo quatro longas que discutem o comportamento humano em situações de confinamento voluntário ou forçado, além de um bate-papo de encerramento, que será realizado durante um jantar.

Filme brasileiro dirigido por Gabriela Amaral Almeida, "O Animal Cordial" (2017) abre a programação. Trazendo no elenco nomes como Luciana Paes, Murilo Benício e Irandhir Santos, o longa conta a história de um restaurante classe média de São Paulo que é alvo de um assalto com os clientes ainda no local. Cabem ao dono do estabelecimento e a uma garçonete a missão de encontrar meios para controlar aquela inusitada situação.

Três clássicos do cinema mundial completam a lista de filmes da mostra Entre Quatro Paredes. Entre eles está "Festim Diabólico" (1948), suspense de Alfred Hitchcock que se passa em um apartamento onde dois jovens matam um colega apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar um crime perfeito.

O ambiente doméstico serve de cenário para os longas "Quem tem medo de Virginia Woolf?" (1966), do diretor Mike Nichols, e "O Anjo Exterminador" (1962), de Luis Buñel. No primeiro, um professor universitário e sua esposa recebem um casal de amigos para um jantar, mas o que era para ser apenas um amigável encontro se torna palco de uma série de ácidas confissões. Já o segundo apresenta um grupo de amigos confinado em um mansão, e, enquanto os dias passam, todas as máscaras e convenções sociais vão desaparecendo, dando lugar aos instintos mais primitivos de cada um deles.

Os temas tratados pelos quatro filmes da programação serão discutidos durante o jantar de encerramento da mostra, que será preparado pelos chefs de cozinha Rebecca Passarelli e Marcelo Henrique, tendo como anfitrião o ator, diretor e dramaturgo Tiago Mariusso, da Cia. Ir e Vir, de Rio Preto. Toda a programação, exceto o jantar, é de graça.

Hoje

  • 20h - O Animal Cordial (2017), de Gabriela Amaral Almeida. Grátis

Dia 14

  • 20h - Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock. Grátis

Dia 21

  • 20h - Quem tem medo de Virginia Woolf? (1966), de Mike Nichols. Grátis

Dia 28

  • 20h - O Anjo Exterminador (1962), de Luis Buñel. Grátis

Dia 30 

  • 19h - Bate-papo e jantar 'Entre Quatro Paredes'. De R$ 9 a R$ 30