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Iniciar uma atividade física exige cuidados para evitar lesões

O educador físico André Magaldi, de Rio Preto, explica que o objetivo principal da atividade física é preparar o corpo para diferentes tipos de movimentos, estímulos e situações

por Jéssica Reis - 30/07/2019 18:18

Praticar atividade física proporciona melhor qualidade de vida e outros incontáveis benefícios para a saúde, mas se você ainda é 'novato' nessa área, não pense em começar levantando pesos com muita empolgação, é preciso cuidado para evitar possíveis lesões durante os exercícios.

O educador físico André Magaldi, de Rio Preto, explica que o objetivo principal da atividade física é preparar o corpo para diferentes tipos de movimentos, estímulos e situações. "Se você se mantiver ativo, evitará um grande número de lesões", afirma.

O especialista diz ainda que as avaliações físicas são importantes por dois motivos. "A primeira é dar base para a prescrição dos treinos. A segunda é nos dar um parâmetro de comparação para saber se o treino está adequado e contribuindo para a evolução da pessoa. Sem saber como é o estado atual, não temos como criar um protocolo individualizado que auxilie efetivamente na evolução."

Para Cherlene Trevisan, personal trainer da Academia Solo, em Rio Preto, o fortalecimento é uma das melhores ferramentas de prevenção de lesões em esporte. "Qualquer planejamento de uma atividade ou exercício físico requer uma avaliação. Nela detectamos como o indivíduo está naquele momento. Com resultados dessa avaliação poderemos prescrever intensidades, volumes de treino específicos para ele. Bem como assimetrias no corpo que deverão ser corrigidas para evitar lesões e melhorar a reposta da atividade física", explica.

A especialista alerta ainda para a importância de ter o acompanhamento de um profissional ao praticar atividade física. Segundo Charlene, os treinos sem supervisão estão mais suscetíveis a lesões. "Cada pessoa deve buscar um treino específico. Exercícios são como remédios, não são feitos para todo mundo. Há uma individualidade para cada tipo de exercício e para cada pessoa. O profissional com certeza saberá e conhecerá seu aluno para orientá-lo de forma correta."

Cuidados extras

Além de ter o acompanhamento de um profissional, alguns cuidados, como aquecimento antes de iniciar uma atividade física e usar o calçado correto, podem ajudar na prevenção de lesões. O aquecimento é importante para que o corpo saiba que você irá se movimentar e irá levá-lo ao limite das capacidades físicas, segundo o educador físico André Magaldi. O especialista explica que o alongamento comum ajuda a evitar lesões, mas o mais importante é a liberação miofascial. "A fáscia ou tecido conectivo é um tecido que envolve e conecta toda a nossa cadeia muscular. Para melhorar a amplitude de movimento que evita lesões por encurtamento é necessário realizar massagens e movimentos que liberam a pressão da fáscia sobre o músculo."

O calçado errado também pode causar lesões durante o treino. Magaldi diz que com o avanço da tecnologia, hoje, há calçados específicos para cada tipo de modalidade. Quando ele não é adequado para aquela atividade e a pessoa não estiver bem preparada poderá sofrer uma lesão.

Além disso, é importante manter uma rotina de descanso dos músculos. Para a personal trainer Charlene Trevisan, a recuperação depois de um treino é a parte mais importante para atingir os objetivos. O descanso é essencial com o estímulo e uma boa alimentação para ter bons resultados. "Esse repouso pode levar até 48 horas para que o organismo seja capaz de regenerar o músculo lesionado", alerta.

Fique atento aos sinais

André Magaldi alerta que é importante começar a praticar uma atividade física aos poucos, com a ajuda de um profissional e estar atento aos sinais do corpo, pois é o ponto principal para não ir além de sua capacidade. "Uma informação muito importante é não exagerar nos primeiros dias. Nosso corpo se adapta a tudo e exagerar no treino nos primeiros dia por estar muito empolgado com a mudança, pode lhe causar uma dor excessiva nos dias seguintes. Se isso ocorrer, saiba que é um sinal do seu corpo para ir mais devagar nos próximos treinos. Nosso corpo é uma máquina muito inteligente e que vai sinalizar sempre que houver algo de errado, então esteja atento", recomenda.

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