Diário da Região

11/07/2019 - 16h03min

RIO PRETO

Cresce número de reclamações no Procon de Rio Preto

Reclamações sobre cobranças indevidas ganham cada vez mais destaque

Divulgação Arnaldo Vieira é diretor do Procon em Rio Preto
Arnaldo Vieira é diretor do Procon em Rio Preto

Aumentou em 14% o número de reclamações no Procon de Rio Preto. De janeiro a junho deste ano a instituição de Defesa do Consumidor recebeu mais de 4.300 queixas. No mesmo período de 2018 foram cerca de 3.800 reclamações.

A área de Assuntos Financeiros continua no topo do ranking com o maior número de reclamações, com 1.443 registros. No ano passado, essa mesma área ultrapassou as empresas de telefonia pela primeira vez, com 1.183 reclamações, enquanto o setor de Serviços Essenciais registrou 1.095 denúncias.

Neste ano, o setor de Serviços Essenciais ocupa o segundo lugar do ranking com 1.125 reclamações, sendo 971 contra empresas de telefonia e, logo abaixo, Serviços Privados, com 852 queixas.

Reclamações sobre cobranças indevidas de Instituições Financeiras e de cartões de crédito continuam em evidência e ganham cada vez mais espaço em todos os setores. Das 1.443 queixas de Assuntos Financeiros, 1.002 são de cobranças indevidas.

O diretor do Procon de Rio Preto Arnaldo Vieira, comenta que este resultado já era esperado. "Estamos acompanhando o aumento de reclamações referentes às práticas de cobranças indevidas desde o ano passado, quando começaram a ficar em evidência denúncias sobre o assunto. Vamos estudar quais ações podemos tomar junto a estas instituições, mas não descartamos solicitar abertura de inquéritos ao Ministério Público ou denúncias ao Poder Judiciário para apurar essas situações", comenta.

Segundo Vieira, o Procon vai reforçar ações orientativas tanto para consumidores, quanto para fornecedores. "O objetivo é conscientizar ambas as partes sobre o cumprimento dos direitos e deveres do consumidor e penalidades aplicadas ao fornecedor em caso de descumprimento", afirma.

Setores e número de reclamações

Assuntos Financeiros (Contratos, Bancos, Financeiras)

1° semestre de 2018: 1.183

1° semestre de 2019: 1.443

Serviços Essenciais (Telefonia celular e fixa, água e energia)

1° semestre de 2018: 1.095

1° semestre de 2019: 1.125

Serviços Privados (Cursos, oficinas, mercados, prestador de serviços)

1° semestre de 2018: 614

1° semestre de 2019: 852

Produtos (Acessórios, móveis, carros, roupas e calçados)

1° semestre de 2018: 827

1° semestre de 2019: 748

Saúde (Convênios, hospitais, medicamentos, seguros)

1° semestre de 2018: 62

1° semestre de 2019: 90

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