13 aplicativos para levar na viagemÍcone de fechar Fechar

Turismo/Tecnologia

13 aplicativos para levar na viagem

Especialista Thássius Veloso dá dicas do que baixar no celular


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

"Atenção, senhores passageiros: daremos início ao seu embarque em 15 minutos. "Foram muitas as vezes em que escutei essa mensagem. Antes de me acomodar no assento e afivelar o cinto, faço uma checagem mental daquele que se tornou o canivete suíço do mundo moderno: o smartphone . Tem aplicativo para todos os momentos da viagem . Todos eles têm versões para Android e iPhone .

1. TripIt

Este app é dedicado a quem se perde em meio a bilhetes de embarque, tíquetes de atrações, confirmações de trem etc. O TripIt funciona como um assistente que checa novos e-mails e organiza as mensagens relacionadas aos próximos destinos. O resultado é um verdadeiro plano de viagem. Nele ficam registrados os dias, horários, códigos de reserva, itinerários e muito mais. Uma ferramenta completa e muito útil para quando a pessoa está às pressas para pegar o próximo trem, mas não encontra o bilhete eletrônico.

2. Splitwise

É uma mão na roda para dois problemas constantes de quem está no Brasil (dividir a conta) ou no exterior (gorjeta). Ideal para quem montou um itinerário em grupo, permite convidar amigos para um "livro-caixa digital". Cada despesa fica salva. O sistema computa os valores e diz quanto cada um ficou devendo.

3. Kayak

Famoso por agregar preços de passagens, o Kayak merece espaço pelo filtro de franquia de bagagens. Informa quais as restrições em cada tarifa de companhia aérea e oferece uma ferramenta de que checa as medidas da mala em tempo real - basta apontar a câmera para a bagagem e ter uma noção do possível custo extra.

4. InShot

O melhor aplicativo para bombar no Instagram Stories. Ele possibilita animar fotos, adicionar trilha sonora e escrever legendas para que o conteúdo fique interessante a quem está acompanhando o passeio pela rede social.

5. TouchRetouch

O sujeito passa anos sonhando com um destino. Ele se programa e embarca para o lugar. Chegando lá, a foto do momento perfeito deixa a desejar porque outro turista apareceu no fundo ou porque tem uma faixa de segurança atrapalhando a paisagem. O Retouch auxilia nestas questões: usa inteligência artificial para corrigir elementos da imagem e torná-la ainda melhor. São pequenos retoques, como a remoção de objetos.

6. 1.1.1.1

O nome é esquisito, eu sei. Já os benefícios são muito bem-vindos: mais rapidez e privacidade ao acessar a internet por meio de redes desconhecidas. O 1.1.1.1 faz o meio de campo entre o smartphone e a central onde estão salvas as informações de qualquer site da web. Costuma ser uma melhor opção do que depender do roteador do hotel ou do restaurante. Não é necessário para quem está conectado ao 4G.

7. Google Tradutor

Placas e cardápios dão trabalho dependendo do país visitado. O Google Tradutor embute um intérprete de bolso sem igual. É só abrir, tocar na opção "Câmera" e direcionar o telefone para o texto a ser traduzido.