O poder da vitamina C, um grande aliado da belezaÍcone de fechar Fechar

Especial

O poder da vitamina C, um grande aliado da beleza

O nutriente tem inúmeros benefícios que incluem melhora do sistema imunológico, do humor e ação antioxidante que combate os radicais livres


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

A vitamina C é sempre lembrada quando falamos de frutas cítricas, especialmente a laranja. O nutriente tem inúmeros benefícios que incluem melhora do sistema imunológico, do humor e ação antioxidante que combate os radicais livres. Além disso, a vitamina C é uma grande aliada da beleza da pele.

A dermatologista Silvia Strazzi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de Rio Preto, explica que a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um composto químico necessário para o bom funcionamento do organismo, sendo essencial para a produção de colágeno (substância que dá firmeza e sustentação à pele) e consequentemente para a formação e crescimento de ossos, pele e tecido conjuntivo. "Com poderosa ação antioxidante, a vitamina C protege a pele do envelhecimento precoce. Além disso, ela estimula a produção de colágeno, o que favorece a renovação e rejuvenescimento da pele", explica Silvia.

A vitamina C tem o poder de potencializar os efeitos do filtro solar, que é responsável por proteger a pele dos raios UVA e UVB, segundo a dermatologista Adriana Caldas, de Rio Preto. "A vitamina C uniformiza o tom da pele e clareia manchas como melasmas, manchas de acne e de sol", explica.

O nutriente pode ser incluído na rotina de cuidados com a pele por meio de cosméticos. "A vitamina C pode ser usada em forma de sérum, gel ou creme, dependendo do tipo de pele. Recomendamos o uso pela manhã, antes do filtro solar. Ela previne os radicais livres das luzes visíveis (claridades dos ambientes) e dos raios infravermelhos, que estão presentes em qualquer aparelho que gere calor, além da própria radiação solar. Mas também pode ser usada à noite alternando com ácidos", ensina Adriana.

Segundo Silvia, outra forma de obter os benefícios da vitamina C nos cuidados com a pele é com a técnica chamada 'drug delivery', associação de ativos, como a vitamina C, com aparelhos lasers, microagulhamento, por exemplo, que facilitem a penetração e potencializem a ação dos ativos na pele.

A vitamina C pode ser associada a outras substâncias para ter seus efeitos potencializados. "Pode estar associada a protetores solares, aumentando assim sua ação protetora. Também pode estar combinada com outros ativos clareadores, além do ácido hialurônico para potencializar a hidratação", explica a dermatologista Silvia.

Vitamina C na alimentação

Além dos cosméticos, uma alimentação balanceada e rica em vitamina C pode aumentar ainda mais os benefícios desse poderoso nutriente. "A alimentação saudável é muito importante para a saúde da pele, e inclui o consumo de alimentos ricos em vitamina C, entre eles, frutas cítricas, vegetais verdes, tomate, morango, batata, pimentão, entre outros", ressalta a dermatologista Silvia Strazzi.

 Um dos principais alimentos ricos em vitamina C é a laranja. A recomendação é não guardar a fruta por muito tempo, pois ela pode perder a vitamina devido à sensibilidade ao calor e oxidação. O morango também é rico em vitamina C, a fruta é ainda fonte de fibras e antioxidantes. A pequena acerola é uma das mais ricas em vitamina C, contendo cerca de três vezes mais que a quantidade presente na laranja. V&A