Diário da Região

08/06/2019 - 00h30min

JUNHO LILÁS

Triagem neonatal é tema de campanha

Reprodução/Pixabay Teste do pezinho é um dos exames da triagem neonatal
Teste do pezinho é um dos exames da triagem neonatal

A Apae e a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert) lançaram a terceira edição da campanha Junho Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se realizar a triagem neonatal após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê, além de enfatizar a necessidade de se ampliar o número de exames cobertos.

Atualmente, o SUS cobre a realização de exames para se detectar até seis doenças no Teste do Pezinho (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita), mas o laboratório da Apae de São Paulo, referência em todo o País, oferece testes mais ampliados, nos quais é possível se detectar até 50 doenças graves, incluindo falhas imunológicas que podem levar a óbito caso não sejam tratadas precocemente.

"A Apae realizou, em 1976, o primeiro Teste do Pezinho da América Latina. Ao longo dos anos, nosso laboratório se tornou referência, mas hoje há novos exames e é importante que cada vez mais crianças tenham acesso ao diagnóstico precoce de doenças graves para que possam receber os tratamentos adequados e ter mais qualidade de vida", explica Aracélia Costa, superintendente-geral da organização.

Desde 1992, o Teste do Pezinho é obrigatório em todo o território nacional e hoje está previsto no Programa Nacional de Triagem Neonatal, adotado pelo Ministério da Saúde em 2011.

A campanha Junho Lilás conta com a participação de personalidades como a apresentadora Ticiane Pinheiro, a atriz Karina Bacchi, a dupla sertaneja Maria Cecilia & Rodolfo e a médica pediatra e embaixadora da saúde da Apae de São Paulo Ana Escobar.

Além disso, a Apae de São Paulo possui ambulatório de triagem neonatal com equipe interdisciplinar para orientação e tratamento dos casos confirmados.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso