Diário da Região

07/06/2019 - 00h30min

DESAFIO DE GENTE GRANDE

Rio-pretense de 17 anos compete no campeonato de muay thai

Jovem rio-pretense Patrick Padovani entram no tatame neste sábado, em Santos, a partir das 14h30, contra adversário mais experiente em tradicional competição brasileira de muay thai, o Champions Day

Mara Sousa 4/6/2019 Gabriel Gregório, Patrick Padovani e Tiago Silva
Gabriel Gregório, Patrick Padovani e Tiago Silva

Com apenas 17 anos, o lutador de muay thai rio-pretense Patrick Padovani terá pela frente um desafio de gente grande neste sábado, 8, a partir das 14h30. Encara Mayky Dylanzinho, mais experiente no esporte, com 23 anos, no Champions Day, no Portuários Stadium, em Santos. É um dos eventos mais tradicionais do muay thai brasileiro. Somado a isso, Patrick pertence à categoria 52 quilos, mas topou o desafio de encarar a categoria 55 para entrar no torneio.

"O maior evento que vou lutar até o momento é esse, um dos mais importantes do Brasil. Esse vai ser um bom teste para começar minha carreira e ver como estou", disse Patrick. "Tem um pouco de nervosismo, mas a preparação está forte."

O lutador da academia Killer Bees recebeu o convite para o evento há 20 dias, após outra luta ser desmarcada. Porém, a preparação havia começado antes e foi intensificada nas últimas semanas, não pegando o jovem de surpresa. "Moleque duro e técnico, nessa luta vai prevalecer a técnica, a aptidão física. Como o adversário é mais velho, vamos tentar tirar alguma vantagem", comentou Tiago Silva, professor de Patrick. "Ele tem a cabeça boa e o adversário vem de três derrotas. A pressão está do lado de lá", complementou.

Patrick começou no muay thai aos 13 anos e logo aos 14 lutou pela primeira vez. Ele acumula até o momento oito lutas, com seis vitórias e duas derrotas. "Conquistei um cinturão em Araraquara, contra um cara mais velho, e também luto jiu-jítsu. O muay thai é mais disputa em pé e o jiu-jítsu é finalização", explicou o jovem.

A pesagem ocorre na noite anterior à luta, nesta sexta, e ele não poderá ultrapassar 55,3 quilos. Caso contrário, terá que perder o peso extra até o sábado.

Lutadores conhecidos no esporte, como Júlio Lobo, Luís Cajaíba e José Neto, que já foram campeões mundiais, passaram pelo evento em Santos e servem como inspiração para o jovem que começa a trilhar seu caminho nos tatames. Segundo o outro professor de Patrick, Gabriel Gregório, que ensina a parte técnica do jiu-jítsu, o evento será importante. "O padrão do evento repete o muay thai praticado na Tailândia, o que o faz ser diferente e reconhecido, dando maior peso à luta", disse Gabriel.

Esporte nacional da Tailândia, o muay thai é uma palavra que deriva do termo "muay", o qual designa arte da luta, com a palavra "thai", que faz referência ao povo e à cultura tailandesa. Sendo assim, o esporte é a arte da luta e reflete os valores do povo tailandês.

A luta tailandesa é conhecida como "a arte das oito armas", com a combinação da técnica e da força dos dois punhos, dois cotovelos, duas canelas das pernas e dois joelhos.

 

Jovem talento ensina a arte

Patrick já assumiu um compromisso para os próximos meses: ser professor do esporte e passar conhecimento no Projeto Social As Valquírias e na Fundação Casa, ambos em Rio Preto. Ele foi escolhido pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, para comandar as aulas. "Já dei aulas algumas vezes, mas apenas em academia. O muay thai é uma forma de descontar nossa rotina e acalmar. Pode ajudá-los, como me ajuda", prevê.

Intitulado Projeto Social Kyri Fight Club, o objetivo será tirar os jovens do universo da prostituição e das drogas, além de exigir disciplina, valores e garra, somados à socialização.

Nas Valquírias, as aulas estão programadas para terem início no fim de junho. Na Fundação ainda não há previsão. (VC)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso