Diário da Região

02/06/2019 - 00h30min

EMPREGOS

Indústria elétrico-eletrônica contrata 5,2 mil

Em abril, setor completou o quarto mês consecutivo de abertura de vagas

Pixabay/Divulgação Indústria espera continuar 2019 com resultados positivos, mas diz depender do andar do País
Indústria espera continuar 2019 com resultados positivos, mas diz depender do andar do País

Do final do ano passado até abril, a indústria eletroeletrônica ampliou em 5,2 mil pessoas o seu quadro de trabalhadores, de 231,2 mil para atuais 237,4 mil funcionários diretos, informa a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Diante da situação desoladora da economia, que desemprega em todo o País um exército superior a 13 milhões de trabalhadores, isoladamente os registros de 5,2 mil pessoas, bem como a abertura total de 129,6 mil postos de trabalhos com carteiras assinadas, como ocorreu em abril, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pode parecer pouco.

Mas em abril, a indústria elétrica e eletrônica completou o quarto mês consecutivo de abertura de empregos formais. Só naquele mês, 575 pessoas deixaram as filas do desemprego e passaram para dentro das fábrica de componentes e equipamentos elétricos ou eletrônicos.

Presidente da Abniee, Humberto Barbato, reconhece que, apesar da melhora do emprego no setor, as contratações estão ainda muito abaixo do ideal. Tanto que o contingente de empregados pela indústria elétrica e eletrônica em abril deste ano estava abaixo dos 238,3 mil trabalhadores fichados no mesmo mês do ano passado

A questão é que as contratações estão ocorrendo de acordo com a retomada bastante lenta da economia, entremeada por períodos de ligeiras altas e baixas, como ocorreu no primeiro trimestre em que o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 0,20%.

"Tivemos uma queda muito abrupta no final do ano passado e as empresas estão recuperando a sua força de trabalho", diz o presidente da Barbato. Para ele, a continuidade no número de contratações depende de uma melhor previsibilidade da economia a partir da adoção de medidas por parte do governo.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso