Diário da Região

02/05/2019 - 13h52min

O FUTURO É PRIVADO

Facebook anuncia novidades com foco em privacidade

CEO da rede social reconheceu que a reputação da empresa com relação à privacidade não é das melhores e afirmou que plano para o futuro é dar às pessoas espaços onde elas podem se expressar livremente

Divulgação/Facebook Mark Zuckerberg fala sobre as mudanças no Facebook durante evento anual
Mark Zuckerberg fala sobre as mudanças no Facebook durante evento anual

O futuro é privado. Foi com essa frase estampada em um telão atrás de um palco que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, falou à imprensa e a 5 mil desenvolvedores no primeiro dia da F8, conferência promovida anualmente pela rede social para apresentar as novidades em suas plataformas.

Na esteira de mais um escândalo de vazamento de dados – em que informações de 540 milhões de usuários foram expostas a empresas, conforme revelado pela UpGuard – Zuckerberg abriu o evento no último dia 30 falando, justamente, sobre privacidade e sobre como a rede social está trabalhando para que os usuários se sintam mais seguros em seus espaços virtuais.

O CEO da maior rede social do mundo admitiu que a plataforma não tem a melhor reputação no que diz respeito a esse tema, mas afirmou que seus desenvolvedores estão construindo uma rede "mais centrada em privacidade", dando a seus usuários espaços onde eles possam se expressar livremente e se sentir conectados com os indivíduos e comunidades que mais importam para eles.

Na sequência Zuckerberg chamou os líderes de outras plataformas pertencentes ao Facebook, como Instagram, WhatsApp, Messenger, Oculus e Realidade Aumentada/Realidade Virtual para anunciar as novidades nas quais a empresa está trabalhando para este ano.

Messenger

A diretora de Produtos e Messenger, Asha Sharma, anunciou durante a conferência que o aplicativo de mensagens instantâneas será reconstruído do zero e chegará aos usuários, até o final deste ano, em uma versão mais leve e mais rápida e, provavelmente, com chat integrado ao WhatsApp e Messenger.

A empresa anunciou ainda que haverá um aplicativo do Messenger para desktop, que funcionará tanto em Windows quanto em MacOS. A novidade já está em fase de testes, mas o Facebook não informou quando a plataforma será liberada aos usuários.

WhatsApp

As poucas novidades anunciadas especificamente para o WhatsApp dizem respeito à conexão entre empresas e consumidores por meio da plataforma.

Segundo a vice-presidente de Gerenciamento de Produtos do WhatsApp, Ami Vora, as marcas terão a possibilidade de criar catálogos para expor seus produtos. Além disso, os desenvolvedores trabalham para expandir as opções de pagamento e envio de dinheiro pelo aplicativo. Hoje essas funções já existem, mas somente na Índia.

Facebook

O próprio Facebook sofrerá mudanças radicais em sua aparência. Nesta remodelagem, os grupos deverão ser o centro das atenções na rede social, favorecendo as interações entre pessoas com interesses comuns.

As mudanças no aplicativo, segundo a head do Facebook App, Fidji Simo, começarão a aparecer imediatamente. Nos próximos dias, os usuários já notarão algumas mudanças. O novo site para desktop deve chegar nos próximos meses, com visual mais limpo e intuitivo.

Como os grupos serão a prioridade, o Facebook terá uma nova aba para facilitar a descoberta de comunidades, além da criação de novos recursos para facilitar a interação em determinados grupos. Aqueles dedicados à publicação de vagas de emprego, por exemplo, terão modelos para empregadores postarem novas oportunidades e maneiras mais simples para que os interessados enviem uma mensagem ao recrutador e possam se candidatar a uma vaga diretamente pelo Facebook.

A plataforma terá ainda uma função para facilitar a paquera virtual. O Dating, que será uma espécie de Tinder, funcionará dentro do próprio aplicativo do Facebook e foi "projetado para dar às pessoas controle total sobre suas experiências", com foco na privacidade.

Nos próximos meses, a rede social lançará ainda uma nova aba de Eventos, que ajudará o usuário a descobrir eventos que estão acontecendo ao seu redor, receber recomendações, descobrir empresas locais e combinar com amigos para se reunirem.

Instagram

O Instagram deve sofrer uma das mudanças mais polêmicas: o fim da contagem de curtidas nas fotos e vídeos. A alteração passará primeiro por uma fase de testes no Canadá e ainda não se sabe se chegará a todos os usuários do mundo.

Além disso, a partir da próxima semana, a função de compras pelo aplicativo será expandida. Será possível, por exemplo, comprar um look igual ao de um artista ou influenciador digital apenas tocando na tela para ver exatamente o que eles estão vestindo.

Outra novidade é o novo design da câmera, que incluirá um Modo de Criação. Segundo a empresa, a nova câmera vai facilitar o uso de ferramentas criativas, como os efeitos e adesivos interativos, para que o usuário "possa se expressar com mais liberdade."

Por fim, será incluída entre as figurinhas uma opção para que organizações sem fins lucrativos possam arrecadar fundos diretamente pelo Instagram. Sem sair da plataforma, o usuário poderá fazer sua doação e o dinheiro será 100% revertido para aquela causa.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso