Diário da Região

26/05/2019 - 00h30min

RECONHECIMENTO

Rio Preto leva dois prêmios de gestão do Sebrae

Projetos da prefeitura foram destaque no 'Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor' por apoiar pequenos negócios

Johnny Torres Com a conquista do campeonato estadual, a cidade disputa no próximo dia 5 de junho, o prêmio nacional categoria Inclusão Produtiva
Com a conquista do campeonato estadual, a cidade disputa no próximo dia 5 de junho, o prêmio nacional categoria Inclusão Produtiva

A Prefeitura de Rio Preto recebeu esta semana dois prêmios em reconhecimento a projetos de apoio ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas. A etapa paulista do "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mario Covas" destacou as prefeituras que implementaram ações efetivas para desenvolver os pequenos negócios e incentivar a cultura empreendedora nos municípios.

Rio Preto concorreu nas categorias "Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI (Micro Empreendedor Individual)" e "Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios". A cidade foi premiada nas duas áreas: primeiro lugar em Inclusão Produtiva e terceiro em Políticas Públicas. Outros 137 projetos, representando 90 cidades, estavam concorrendo aos prêmios com Rio Preto.

Por ter sido campeã estadual na categoria de Inclusão Produtiva, a Prefeitura disputará o prêmio na etapa nacional, no dia 5 de junho. A cerimônia de premiação foi realizada no memorial da América Latina, em São Paulo.

Os projetos rio-pretenses apoiam quem deseja empreender e desenvolvem ações inovadoras e inclusivas, que qualificam Rio Preto como cidade empreendedora.

OS PROJETOS

Os dois projetos premiados estimulam a formalização dos empreendedores e os pequenos negócios, representando uma opção de emprego e renda em tempos de baixa atividade econômica e crescimento do desemprego.

O Sebrae reconheceu a importância dessas ações realizadas pela Prefeitura de Rio Preto, com destaque para 12 projetos nas duas categorias premiadas. As atividades foram desenvolvidas em parceria entre secretarias municipais, empresas públicas e parceiros privados, e estão ligadas aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Rio Preto foi a primeira cidade do interior a aderir a esse programa da ONU.

PRINCIPAIS AÇÕES

Frente de trabalho - qualificação de mão de obra para o pequeno e médio empreendedor, treinamento e reinserção no mercado de trabalho.

Sala do Empreendedor - abertura imediata de empresas MEI para atividades de baixo risco, e prazo de até cinco dias para atividades de alto risco; média de 500 pessoas atendidas ao mês.

Sala de Crédito - o empreendedor tem acesso e orientação sobre opções de crédito de baixo custo (como o Banco do Povo) para alavancar os pequenos negócios e gerar emprego e renda.

Empreende Rio Preto - evento orienta sobre geração de crédito, abertura de novas empresas e negócios. Mais de 6,5 mil participantes foram atendidos nas três edições realizadas na atual gestão.

Compras Governamentais - a Prefeitura estimula compras de microempreendedores individuais. Em 2017 houve um aumento de 7,2% nessas compras em relação a 2016, e em 2018 de 15,66% em relação ao ano anterior.

Mutirão do MEI - realizado em parceria entre a Prefeitura, entidades de classe, empresas privadas e governos estadual e federal, o mutirão auxilia empresários que desejam se formalizar junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. Houve cerca de 5,5 mil atendimentos em 2017 e 2018.

Sistema Informatizado para formalização de empresas - mais rapidez no recebimento e análise dos pedidos de abertura de empresas com redução de documentos físicos (papel). Diminuição do prazo para abertura de empresas (que era de 15 a 30 dias) para 0 a 2 dias, exceto em atividades enquadradas como de alto risco.

Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos - qualificação dos catadores profissionais para geração de emprego e renda, e desenvolvimento dos pequenos negócios (cooperativismo). As ações fazem parte do conceito de cidade sustentável.

Apoio a agricultores familiares - o programa Alimenta Rio Preto, trouxe melhoria na qualidade da merenda escolar (frutas, verduras e legumes), com produtos mais frescos e saudáveis. Aumento da renda do pequeno produtor rural; fortalecimento do cooperativismo e associativismo; ampliação dos investimentos com os recursos financeiros do Governo Federal (PNAE) com a agricultura familiar.

Centro Médico de Especialidades - inaugurado em 8 de janeiro de 2018, no Shopping Plaza, atende mais de mil pessoas diariamente. Além de agilizar o atendimento com especialistas, pondo fim a uma fila de 25 mil consultas, o CME fomentou a criação de pequenos negócios no seu entorno. Os números mostram aumento do fluxo de veículos no centro de compras de 34% (de 5.500 para 7.370 veículos/dia).

JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos - Em Rio Preto empreendedorismo também se aprende na escola. Em 13 escolas municipais, 83 professores ensinam os primeiros passos nessa área para 2905 alunos do 1º ao 5º ano. Ao final do ano letivo, os alunos realizam uma feira para a venda dos produtos confeccionados durante o curso.

Parque Tecnológico - foco no empreendedorismo, na inovação e no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico. No parque, 10 startups já atuam no processo de coworking e quase R$ 10 milhões serão investidos pela prefeitura em infraestrutura para instalação de novas empresas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso