Diário da Região

21/05/2019 - 00h00min

EVITE ACIDENTES

4 dicas para adaptar a residência para os idosos e garantir mais segurança

Ter uma boa iluminação e instalar barras de apoio são medidas que podem evitar quedas e machucados entre os moradores mais velhos

Alex Boyd/Unsplash Cuidados com móveis pode facilitar a moradia do idoso e evitar riscos de queda
Cuidados com móveis pode facilitar a moradia do idoso e evitar riscos de queda

Com o passar dos anos, o ser humano começa a enfrentar limitações impostas pelo envelhecimento, algo que é mais do que natural. Com isso, quem mora com um idoso sabe que é necessário realizar algumas adaptações dentro do lar, a fim de evitar que acidentes aconteçam devido a alguma situação diária em casa.

Para isso, não é necessário realizar grandes reformas no imóvel. Algumas simples mudanças de móveis e na decoração da casa já são capazes de fazer grande diferença na segurança do morador de mais idade. Confira algumas dicas para adaptar o seu lar e assim evitar possíveis perigos diários:

Contraste de cores entre pisos

Optar por pisos que se destaquem bem e tenha um contraste em relação aos outros componentes do espaço é importante para que a pessoa consiga enxergar com facilidade todos os degraus e declínios que houver pelo caminho. Além disso, é indispensável utilizar pisos que sejam antiderrapantes, a fim de evitar possíveis quedas no decorrer do dia a dia.

Boa iluminação

Prezar por uma boa iluminação também é fundamental para evitar acidentes dentro do lar e, por isso, deve-se utilizar de luzes em pontos estratégicos, como nos degraus. Uma facilidade que pode ser aderida também são as luminárias e lâmpadas com sensores, para que elas possam acender automaticamente com a movimentação do idoso sem que ele precise se deslocar muito no escuro.

Cuidado com os objetos decorativos

Principalmente no caso onde o idoso tem dificuldade para andar, é importante tomar cuidado com os objetos decorativos que possam obstruir passagens, como mesas de centro e puffs. Também é importante se atentar para tapetes que possam enroscar nos pés da pessoa e provocar quedas. O ideal é utilizar aqueles que se fixam ao chão, não escorreguem e possuam cerdas mais curtas.

Adapte os banheiros

Esse cômodo é, talvez, o que mais ofereça riscos para o idoso, principalmente por estar em constante contato com a água. O ideal é que o espaço todo seja devidamente adaptado, sendo instalado barras de apoio nas paredes para que a pessoa consiga tomar banho sem muitas dificuldades, além de aderir a uma elevação do vaso sanitário com a ajuda de um adaptador de assento – item este que pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos médicos.

Quer ler mais dicas para casa? Então clique aqui e confira muito mais sobre limpeza, decoração e mercado imobiliário!

(Colaborou Larissa Senigali)

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso