5 dicas para você lidar melhor com o espaço do seu apartamento compactoÍcone de fechar Fechar

SEM APERTO

5 dicas para você lidar melhor com o espaço do seu apartamento compacto

Apostar em tons claros e móveis multifuncionais são ótimas opções para melhorar a rotina de quem tem imóvel pequeno


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Um dos tipos de imóveis favoritos daqueles que decidem ir morar sozinhos ou ainda possuem uma família pequena é, sem dúvidas, os apartamentos compactos. Eles oferecem muito mais praticidade no dia a dia, são mais baratos e, normalmente, mais econômicos com relação aos custos.

Mas, apesar de todos os benefícios que um imóvel compacto pode trazer, muitos que residem nesse tipo de apartamento acabam encontrando dificuldades em lidar com o pouco espaço oferecido, o que pode facilmente ser resolvido com os móveis, cores e atitudes certas, facilitando muito mais sua rotina na casa.

Para ajudar nessa tarefa, confira algumas dicas para melhorar o seu dia a dia no seu apartamento compacto.

1. Descarte o que for desnecessário

Em apartamentos menores, qualquer pequena bagunça já parece enorme e, por esse motivo, é crucial que você evite o acúmulo daqueles itens que não forem realmente necessários. Uma dica é, sempre que possível, tirar um tempo de sua semana para avaliar o que realmente é necessário no seu dia a dia e descartar tudo o que não tiver mais utilidade.

2. Aposte em cores claras

Escolher uma paleta de cores claras pode ser fundamental para favorecer ainda mais o seu apartamento pequeno. Isso porque os tons mais claros são capazes de proporcionar uma sensação de mais espaço, além de deixar toda a decoração mais leve e delicada. O mais recomendado é que você tenha apenas uma parede em tom mais escuro e as outras mais claras, visando a sensação de profundidade.

3. Invista em móveis multifuncionais

Atualmente, o mercado já tem disponibilizado diversos tipos de móveis multifuncionais e retráteis, que podem ser grandes aliados daqueles que moram em um apartamento pequeno. Grandes exemplos de móveis desse tipo são as camas retráteis, que podem servir como sofá durante o dia e até mesas que servem tanto para fazer as refeições quanto para trabalhar.

4. Separe bem cada ambiente

Principalmente em imóveis menores, ter os cômodos todos integrados pode ser uma boa opção para manter a decoração do local, mas, com o passar do tempo, isso pode acabar trazendo cada vez mais desordem para o ambiente. Por isso, se for possível, o indicado é que você defina os limites de cada área para assim poder evitar que o apartamento se torne uma bagunça.

5. Aproveite os espaços disponíveis

Quando moramos por muito tempo em um local ou já nos acostumamos com o lugar de cada coisa, acabamos nos prendendo à rotina e as possibilidades de mudança acabam passando despercebidas. Por isso, é importante que você se atente a cada pequeno espaço sobrando em seu apartamento, afinal, com ele você pode usar da criatividade e aproveitá-lo ao máximo.

Quer conferir mais dicas sobre organização? Então clique aqui e veja 5 itens que você pode doar para organizar sua casa!

(Colaborou: Larissa Senigali)